“As Bandeiras dos Nossos Pais (Flags of Our Fathers)” de Clint Eastwood
Primeiro capítulo, da já aqui anunciada,”epopeia” de Clint Eastwood sobre a batalha de Iwo Jima (uma pequena ilha vulcânica ao largo do Japão) que ficou conhecida como uma das mais sangrentas batalhas da Campanha do Pacífico durante a 2ª Guerra Mundial.
O filme que acompanha o lado Americano da história, não se fica apenas pela batalha travada em solo Japonês estendendo-se, com igual relevância, para o impacto que a fotografia dos soldados a erguer a bandeira na ilha de Iwo Jima teve na população americana e nos soldados que a ergueram.
Trata-se, assim, de um filme equilibrado, com constantes flashbacks que permitem dar uma maior coerência ao brilhante argumento de Paul Higgins (realizador do aclamado Crash). Sendo igualmente obrigatório destacar a excelência da realização de Clint Eastwood que, mais uma vez, nos “oferece” alguns dos momentos mais belos e memoráveis do cinema actual.
No fim, fica apenas a sensação que falta algo para completar esta História!
Aguardemos por Cartas de Iwo Jima/Letters from Iwo Jima, para confirmar se é esta a peça que falta para concluir um dos mais belos “puzzles” da história do cinema.
No local, onde a 23 de Fevereiro de 1945 foi erguida a bandeira Norte-Americano, existe hoje um memorial em homenagem aos soldados americanos que combateram na batalha de Iwo Jima.