Passatempos

Home » Nota Pessoal » Nota Pessoal (6ª) – Oscars 07

Nota Pessoal (6ª) – Oscars 07

Tal como prometido por altura dos Golden Globes, cá estou novamente para comentar a atribuição dos prémios da Academia de Hollywood.

Falemos então dos vencedores!
Em primeiro lugar é obrigatório falar de The Departed: Entre Inimigos e de Martin Scorcese. Tal como já tinha aqui referido é um dos melhores filme que já vi e um justo vencedor dos prémios de Melhor Filme, Realizador, Montagem e Argumento Adaptado. Gostei muito quando o vi mas só fiquei mesmo maravilhado depois de ter visto Infernal Affairs (filme no qual se baseia o argumento) e de ter percebido o quão grandioso era o trabalho de Scorcese. Se o Oscar é pela carreira não sei, só sei que o realizador de The Departed o merece!

Em relação a O Labirinto do Fauno/El Laberinto del Fauno, de Guillermo del Toro pouco posso adiantar. Pelas imagens que vi parece ser um filme visualmente atraente e inovador, justificando os prémios técnicos que recebeu (Melhor Fotografia, Direcção Artística e Caracterização), na próxima semana poderei adiantar mais pormenores.

Será justo ainda referir Little Miss Sunshine. O Oscar de Melhor Actor Secundário para Alan Arkin pode ter sido uma meia-surpresa mas será difícil de considerá-lo injusto, porém o grande destaque vai para a vitória na categoria de Argumento Original, o qual premiou no fundo a ousadia deste projecto independente.

Uma palavra também para as vitórias, mais que antecipadas, de Helen Mirren e de Forest Whitaker por A Rainha/The Queen e The Last King of Scotland, respectivamente, de longe os dois melhores registos do ano nas respectivas categorias e para Jennifer Hudson (Melhor Actriz Secundária), pelo que tenho lido com um desempenho estrondoso em Dreamgirls!

Finalmente uma referência a Happy Feet, coroado Melhor Filme de Animação do ano, em detrimento do meu preferido Carros/Cars.

Bem e é tudo!
Resta-me esperar pela próxima semana para confirmar se os prémios atribuídos a El Laberino del Fauno e Dreamgirls foram merecidos (pelo menos na minha singela opinião!).

Para os mais curiosos aqui ficam as minhas escolhas e todos os vencedores da noite.

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply