Home » Directamente do Brasil » “Cinema, Aspirinas e Urubus” de Marcelo Gomes

“Cinema, Aspirinas e Urubus” de Marcelo Gomes


Certamente um dos melhores filmes brasileiros que já assisti, este Cinema, Aspirinas e Urubus. Ambientado no sertão brasileiro em um período turbulento da história mundial, 1942, o filme relata o encontro de dois personagens muito diferentes; o alemão Johann, urbano e educado, com Ranulpho, brasileiro iletrado, mas versado em vários expedientes úteis para seu dia-a-dia.

Johann precisa de um ajudante e contrata Ranulfo para viajar pelo Brasil com seu pequeno caminhão onde vende a nova droga para todos os males: a Aspirina, grande novidade farmacêutica. Os dois percorrem as estradas poeirentas do interior do Brasil. Mostram aos moradores das menores vilazinhas um pequeno filme comercial, em 16 mm, sobre o novo remédio. É a primeira experiência com o cinema para maioria deles.

A alquimia entre os protagonistas acontece na troca entre duas experiências de vida muito diferentes, mas paradoxalmente os une em um ponto em comum: trata-se de dois fugitivos – Johann fugindo da guerra na Europa e Ranulpho fugindo da implacável seca nordestina (e dos urubus que fazem parte da paisagem) com a esperança de uma vida melhor no sul do Brasil.

Paulatinamente, o filme vai envolvendo o espectador pelo que têm de real, palpável, humano e, naturalmente emocionante. O director, o pernanbucano Marcelo Gomes, faz uso de dois ícones narrativos do cinema pop americano: o road movie e o buddy movie. Mas isto é apenas uma referência, sua história é ancorada na riqueza de seus personagens, na densidade das optimas interpretações do baiano João Miguel – já premiado pelo papel – e do alemão Peter Ketnath numa direcção orquestrada com impressionante sensibilidade e perfeito senso de geografia e época onde os destinos de dois homens se cruzam de forma muito breve, mas também muito intensa.

Fernando Pessoa escreveu que o valor das coisas não está no tempo que elas duram mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. Assim é este Cinema, Aspirinas e Urubus!

Tenha você uma optima sessão!

by Christian Falkembach

Nota do Doces ou Salgadas?: Este filme foi o indicado brasileiro para os Oscars deste ano não tendo, contudo, sido um dos 5 nomeados. Ao que parece injustamente!

About

Já vão 10 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: