“O Véu Pintado/The Painted Veil” de John Curran
Não se trata necessariamente de um bom entretenimento. É um filme sério que aborda temáticas não menos sérias como a traição e a redescoberta do próprio, envolto num ambiente de enorme beleza natural (a zona interior da China nos anos 20) e de elevado horror humano (devido à epidemia de cólera que ali se alastrou).
O destaque maior, tal como já avançado na Antevisão, terá que ir para o desempenho dos dois actores principais. Edward Norton, no papel de um médico que após a descoberta da traição da sua mulher decide ir auxiliar uma população remota na zona rural chinesa e Naomi Watts, no papel de esposa “pecadora” que acaba por ser obrigada a acompanhar o seu marido depois da sua infidelidade.
Em suma, o filme acompanha a dificuldade do casal em construir uma relação que se iniciou pelas razões erradas, demonstrando, em última análise, que cada um tem a sua maneira de ser e que o mais importante numa relação é saber respeitar isso.
Estamos assim, perante um filme comovente mas sem ser lamechas, no qual a beleza (do) interior em muito ultrapassa os problemas exteriores.