“Mr. Bean em Férias/Mr. Bean’s Holiday” de Steve Bendelack
Mr. Bean (Rowan Atkinson) está de volta ao grandes ecrã. Desta vez as “vítimas” são os franceses, depois de no primeiro filme (1997) ter aterrorizado os norte-americanos.
Como escusado será dizer o filme vale sobretudo por cada segundo em que Mr. Bean aparece na tela. A sua figura, apesar de cada vez mais recorrente no cinema e na TV, deixa-nos sempre com um sorriso nos lábios. As peripécias em que se coloca (ainda que algumas demasiado irreais mesmo para Mr. Bean) nunca deixam de alcançar o seu objectivo, divertindo tudo e todos, dos 8 aos 80 (literalmente!).
No filme, Bean acaba por ser o feliz premiado de uma viagem a Cannes, para usufruir das suas magníficas praias e paisagens, durante uma semana. A viagem de comboio no Eurostar até Paris e de TGV rumo ao sul de França parecem ser um simples passo porém, com Mr Bean, nada é tão simples como se podia julgar!
Os fãs de Rowan Atkinson de certeza não se sentiram defraudados com este novo filme, assim como os poucos que ainda não o conhece. Trata-se de uma comédia ligeira, construída através de pequenos sketches cuja ligação não é de todo forçada (assumindo sempre, é claro, que estamos perante Mr. Bean), com alguns momentos hilariantes mas não deixando de lado a ternura e o carinho típicos da personagem.
Uma palavra para a presença de Wiliem Dafoe num pequeno papel mas de extrema importância no desenlace no filme e para Emma de Caunes (Sabine) e Max Baldry (Stepan) como companheiros de viagem do nosso queridíssimo Mr. Bean.
Em suma, um filme para toda a família que, com certeza, não desagradará a ninguém!