“Home of the Brave” de Irwin Winkler
Do veterano realizador Irwin Winkler estreou este fim-de-semana nos EUA (em Portugal será apenas em Julho) este Home of the Brave, um filme intimista sobre as dificuldades de quatro soldados norte-americanos em regressarem às suas vidas depois de uma “campanha” prolongada no Iraque.
Para além do nome do veterano realizador, responsável por filmes tão distintos como De-Lovely (musical), Life as a House (drama) e At First Sight (romance), há a destacar a presença do sempre fabuloso Samuel L. Jackson, da sexy Jessica Biel e do rapper-actor 50 Cent. A completar o quarteto de soldados temos ainda, o pouco conhecido, Brian Presley.
Ainda que apresente algumas cenas de guerra que ajudam a perceber um pouco melhor os traumas que acompanham estes soldados, o grande enfoque do filme é as repercussões que a sua ausência tiveram no normal desenrolar das suas vidas. Os amigos que se foram, os empregos que não se recuperam ou o tempo “perdido” são algumas das consequências que estes soldados têm de lidar no seu regresso a casa.
De referir ainda a música de Sheryl Crow, Try Not to Remember, na banda-sonora do filme, que foi nomeada para o Golden Globe em 2006.
Pessoalmente tenho algumas reservas acerca deste filme. Será uma crítica à política militar norte-americana ou o merecido reconhecimento pelos sacrifícios que os seus soldados são obrigados a superar?
De uma forma ou de outra será sempre um filme destinado a um público mais reservado. Veremos no final quantas “estrelas” eles vão merecer!