Passatempos Online

Home » Estreias » “Bordertown – Cidade Sob Ameaça” de Gregory Nava

“Bordertown – Cidade Sob Ameaça” de Gregory Nava


Sempre senti uma atracção especial por filmes baseados em factos verídicos. Muitas vezes tratam-se de histórias de superação pessoal, de feitos memoráveis, quase sempre em jeito de homenagem. Pontualmente, temos histórias mais frias, mais cruéis, por ventura, mais realistas. É disso que se trata este filme!

A tão afamada globalização e interligação entre povos e países não se restringe aos aspectos positivos. Um pouco por todo o Mundo existem aqueles que sofrem as consequências deste fenómeno.

Este filme conta a história de um desses caos. Juarez é uma cidade mexicana situada junto à fronteira com os EUA, na qual estão instaladas inúmeras fábricas que aproveitam a mão-de-obra barata e a proximidade com o mercado norte-americano para potenciar os seus lucros. Muitos dos seus trabalhadores são mulheres, jovens e pouco reivindicativas. Para além das precárias condições de trabalho estas mulheres enfrentam outros perigos, no seu regresso muitas são violadas e assassinadas!

No filme, Lauren Adrian, uma ambiciosa jornalista de Chicago (Jennifer Lopez), é incumbida pelo seu director (Martin Sheen) de investigar o sucedido. Com a ajuda de um jornalista local e ex-companheiro de faculdade (Antonio Banderas), Lauren rapidamente irá perceber que são muitos os interesses em jogo. Quando uma das vítimas (Maya Zapata) consegue sobreviver miraculosamente e os procura, em desespero, para tentar encontrar os culpados, os riscos assumidos são incalculáveis.

Partindo de uma realidade aterradora, o realizador Gregory Nava desenvolve uma intriga cativante e angustiante ainda que, por vezes, perca um pouco o rumo da história, ao se perder em enredos paralelos que pouco acrescentam ao filme.

Em suma estamos perante um filme cruel e provocatório que impressiona, sobretudo, por se tratarem de acontecimentos reais que persistem nos nossos dias!

Site Oficial
Trailer

Leave a Reply

%d bloggers like this: