“Sem Reserva (No Reservations)” de Scott Hicks
Não sei se por indicações superiores ou se decorrentes de estudos de mercado mas, no nosso país, existe a incompreensível tendência de classificar todos os filmes que envolvam um “romance ligeiro” como comédias românticas. Temos 2 actores conhecidos, as suas personagens têm um romance, toca a vender o filme como comédia romântica. Chego a perceber a intenção mas “enganar” os clientes está confirmado ser uma má política, pelos menos a médio/longo prazo.
Esclarecido este mal-entendido, posso vos dizer que o filme é bem mais um drama alegre do que uma comédia romântica. Acabamos por rir, chorar, encantar e compreender que a vida real é uma conjugação de sentimentos e emoções, com muito açúcar mas também com uma pitada de sal.
Catherine Zeta-Jones (de regresso ao filme depois da sequela a Lenda de Zorro) interpreta Kate, uma moderna workholic e chef de cozinha que vive apenas para o trabalho. A sua vida será totalmente abalada pela “chegada” de 2 pessoas que lhe irão ensinar o prazer de viver. Abigail Breslin (depois da nomeação aos Oscars por Little Miss Sunshine) interpreta Zoe, a sua sobrinha, que após um trágico acidente fica sob a sua guarda. A dor de Zoe acaba por obrigar Kate a prescindir do seu mundo para poder confortá-la. Isso não bastasse, a “sua” cozinha e não só, será invadida por Nick (Aaron Eckhart), um expansivo e brilhante chef assistente que irá questionar todas as auto-defesas de Kate.
Em vez de se limitar a extravasar os sentimentos de cada personagem, o realizador Scott Hicks preocupa-se sobretudo em mostrar a importância das relações humanas e a forma como cada um pode compensar as carências do próximo. Esqueçam o chavão de comédia romântica, o filme é sobretudo um retrato de uma sociedade contemporânea em que muitas vezes as pessoas desconhecem os seus vizinhos, os seus familiares e mesmo a si próprios.
Mas não se assustem não se trata de um qualquer filme filosófico sobre o sentido da vida ou a procura da felicidade, é sim, um momento descontraído em que podemos reflectir um pouco sobre as coisas importantes da vida!
Nem que seja apenas por 1h30!
Gostei das 4 estrelas!! 🙂
E o filme… sim.. uma bom momento passado, sem lamechices mas muita verdade!!
este tenho vontade de ver 🙂