“Um Coração Poderoso/A Mighty Heart” de Michael Winterbottom
Indubitavelmente há histórias que merecem ser contadas!
A de Daniel Pearl todos nós acompanhámos, com maior ou menor atenção, em 2002. Faltava conhecer a de Mariane Pearl. A esposa de Daniel que grávida de 6 meses teve que lidar com a angústia e o desespero de toda a situação.
Para aqueles que não se recordam, Daniel Pearl era jornalista do Wall Streat Journal. Em 2002, já depois do fim da guerra norte-americana no Afeganistão, ele e a sua mulher, também ela jornalista, preparavam-se para deixar o Paquistão e retornar aos EUA. Porém, Daniel desejava realizar mais uma entrevista a um líder local, sem saber que estava a ser arrastado para uma armadilha.
O filme acompanha os dias de aflição vividos pelos seus amigos e, especialmente, pela sua mulher, após o seu desaparecimento. Durante quase um mês todos mantiveram a esperança que Daniel pudesse regressar com vida…
Angelina Jolie, tem no papel de Mariane o desempenho de uma vida. A intensidade que transmite a cada momento, a sua “incarnação” na personagem e a sua impecável transformação física, faz-nos viver o seu drama com uma proximidade extrema. Muitas vezes esquecemos que por detrás da “máscara” esta uma das mais belas e provocantes actrizes do Mundo e concentramo-nos somente em Mariane.
É muito cedo para fala em prémios mas creio que não me estarei a precipitar muito ao afirmar que estamos perante um dos melhores desempenhos do ano!
Verdade que no seu todo o filme acaba por ser um pouco limitado, faltando-lhe a momentos algum vigor e brilhantismo mais isso só valoriza ainda mais o trabalho de Angelina Jolie.