“American Gangster” de Ridley Scott
Nem sempre o tão propagado “american dream” segue o caminho da lei.
A história de Frank Lucas, podia muito bem ser um daqueles casos memoráveis que seriam estudados nas grandes escolas de gestão e não só. A forma como um simples motorista e cobrador conseguiu ergueu um dos mais rentáveis impérios nos anos 70 é de facto impressionante. O problema é que o seu negócio não era exactamente o mais lícito.
A ideia de monopolizar um mercado vendendo um produto melhor que a concorrência, a um preço inferior ao da concorrência, através do controlo de toda a cadeia de valor, desde o produtor até à venda ao consumidor final, já era na altura uma política em voga nas grandes cadeias de supermercado, a diferença é que Frank Lucas vendia um produto que era uma droga, literalmente!
O filme conta a história verdadeira de um dos mais temidos e ricos traficantes de droga, Frank Lucas (Denzel Washigton), a sua ascensão, o seu sucesso e a sua família. Porém, temos também a história do detective Richie Roberts (Russel Crowe), o responsável máximo de uma das primeiras brigadas dos narcóticos de New Jersey, responsável pelo combate a um dos maiores flagelos da sociedade moderna, o consumo e tráfico de droga.
As duas histórias evoluem paralelamente acabando por se cruzar na altura certa. Nesse momento um filme já de si interessante, cativante e hipnotizante assume um dimensão ainda superior. Os dois actores com interpretações irrepreensíveis (a meu ver Denzel um pouquinho a cima de Crowe) parecem desfrutar em pleno da oportunidade “concedida” por Ridley Scott.
Denzel Washington muito ao estilo do seu desempenho em Training Day, cria uma “personagem” atraente, mas ao mesmo tempo assustadora. Crowe parece deambular entre os problemas familiares e a sua obsessão pelo trabalho, demonstrando simultaneamente uma fragilidade e agressividade invejáveis. Já o veterano realizador de Gladiator continua a somar sucessos, apresentando mais uma vez um filme fascinante capaz de agradar ao mais céptico dos críticos.
Já muito se tem falado do filme como um dos primeiros candidatos aos prémios de Hollywood. Para ajudar este processo, o filme tem sido um enorme sucesso nos EUA, começando agora a sua aventura além fronteiras na esperança que esse buzz positivo o possa levar até ao reconhecimento máximo.
Se depender de mim escusam de se preocupar.
Cá estão as 5 pipocas para ajudar!
Site Oficial
Trailer Pt
Trailer 2
Frank Lucas (Denzel Washington):
Este é, EFECTIVAMENTE, um dos melhores filmes de 2007.