Passatempos

Home » Antevisões » “No Country fol Old Men” de Joel e Ethan Coen

“No Country fol Old Men” de Joel e Ethan Coen


A meu ver inexplicavelmente um dos principais candidatos aos prémios da Academia (8 nomeações!!) só estreará em Portugal após a entrega dos Oscars!

Não raras vezes tenho criticado neste blog a política de estreias das distribuidoras nacionais. Não conheço os contornos de cada decisão mas, como cliente assíduo e fiel, sinto-me cada vez mais desgostoso com esta realidade, culminada agora com a possibilidade do vencedor do Oscar de Melhor Filme do Ano só estrear no nosso país já com as estatuetas na mão.

Bem sei que não somos nós (portugueses) que votamos, mas custava assim tanto deixarem-nos dar o nosso palpite antes da cerimónia!?

Baseado na obra, de mesmo nome, do conceituado autor Cormac McCarthy, o filme é já um marco importante na carreiras dos irmãos Coen transportando-os para um outro nível. Até à pouco tempo visto como uns outsiders na indústria, este filme poderá coloca-los bem no centro “desse mundo”.

Retrato sombrio e violento de um ajuste de contas (ou de uma simples recuperação de “propriedade”) o filme parece conter todos os ingredientes mágicos da dupla responsável, entre outros, por Fargo e O Barbeiro/The Man Who Wasn’t There.

Não bastasse a qualidade da realização e da história, o filme conta no seu elenco com Tommy Lee Jones, o espanhol Javier Bardem (nomeado para Melhor Actor Secundário) e ainda, Josh Brolin e Woody Harrelson.

Quanto à história, pelo que se pode perceber pelo trailer tudo começa quando Llewelyn Moss (Brolin) descobre uma mala cheia de dinheiro junto a uns corpos no meio do deserto. O problema é que esse dinheiro pertence a um poderoso mafioso (Harrelson) que rapidamente contrata um eficaz assassino (Bardem) para o recuperar. Num jogo do gato e do rato, nem mesmo a autoridade, personificada pelo Sheriff Bell (Jones) servirá de refúgio ao ganancioso Moss.

Para além do típico cinema de suspense dos irmãos Coen, o filme promete marcar pela forma pertinente como expõe a violência, as suas causas e o seu aproveitamento pela comunicação social.

Em poucos palavras não tenho receio em afirmar que pouco ou quase nada sei sobre o filme.
Contudo uma obra dos Coen que tem ganho prémios um pouco por todo o lado é sinónimo de filme de (muita) qualidade e, automaticamente, obrigatório para mim (e para todos vocês, espero eu!).

Ainda este mês… numa sala DE CINEMA perto de si!

Site Oficial
Trailer Pt
Trailer 2

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply