Passatempos

Home » Estreias » “10.000 AC (10,000 B.C.)” de Roland Emmerich

“10.000 AC (10,000 B.C.)” de Roland Emmerich


Há 12 anos atrás ninguém sabia quem era este alemão, na altura “apenas” com 40 anos. Entretanto Independece Day, Godzilla, The Patriot e The Day After Tomorrow tornaram Roland Emmerich num dos mais conceituados realizadores de blockbusters nos EUA. É verdade que a sua obra está longe de ser consensual (aliás penso que nenhum blockbuster alguma vez o será!) mas é incontornável referir que Emmerich marcou o seu/nosso tempo e deixará um legado difícil de esquecer.

Depois de ET’s ameaçadores, um monstro aterrador, a guerra civil americana e um desastre natural, poucos caminhos faltariam percorrer, por isso nada como andar um bocadito para trás na história, aí uns 12.000 anos para apresentar um épico nunca visto.

Infelizmente o grande trunfo no filme é isso mesmo, o retrato de uma “civilização”, de uma forma de viver diferente, crua, selvagem, humana!
Porém, parece que ao filme falta a única coisa que sempre existiu nos seres humanos, a alma, o sentimento, as emoções. Acção, efeitos especiais, grandes animais e grandes feras, um retrato bastante interessante dos diferentes povos que se julgam terem partilhado a mesma época, mas no final um filme sem chama, sem paixão, sem grandes actores (diga-se de passagem!).

Deixando o subjectivo.
D’Leh (Steven Strait) é um jovem caçador de uma tribo cujo principal “ganha-pão” é caçar o animal mais poderoso daqueles tempos, o mamute. Evolet (Camilla Belle) a enigmática menina doe olhos azuis que um dia é encontrada pela tribo de D’Leh, e por quem este se apaixona desde a primeira hora.
Já adultos, na noite que D’Leh se torna líder da sua tribo um grupo de “cavaleiros” saquea a sua pequena aldeia, levando grande parte dos habitantes, incluindo Evolet. Um pequeno grupo liderado por D’Leh forma-se, então, para tentar resgata-los, seguindo no seu encalço. Porém, os riscos do desconhecido são bem mais elevados do que aquilo que poderia parecer e apenas uma inesperada aliança permitirá a este pequeno grupo combater o temível inimigo.

Aquele que será o 1º blockbuster no ano não deixará de impressionar pelo mundo que recria porém, esse parece ser o seu principal (quiçá, único) grande atractivo.

É pena que assim seja!

Site Oficial
Trailer Pt
Trailer 2

Quanto a Camilla Belle vocês conhecem-na mesma é do anúncio da Nespresso.
Não que me paguem a publicidade mas cá fica, mais uma vez, para os(as) mais saudosistas!

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply