Passatempos

Home » Estreias » “A Múmia: O Túmulo do Imperador Dragão (The Mummy: Tomb of the Dragon Emperor)” de Rob Cohen

“A Múmia: O Túmulo do Imperador Dragão (The Mummy: Tomb of the Dragon Emperor)” de Rob Cohen


Um pouco na continuação do que foi dito relativamente a As Crónicas de Narnia, aqui temos mais um franchising que deixa um pouco (se calhar muito!) a desejar.

Primeiro que tudo a questão da Múmia!
O imperador Han (Jet Li) e o seu fiel exército apenas muito livremente se podem classificar como Múmias (pelo menos dentro dos parâmetros que estamos habituados desde a infância!) e não bastasse, o seu poder e temor é de certa forma limitado aos cenários onde decorre o filme.

Não existe um vilão no bom sentido da palavra. Os efeitos especiais até conseguem, a momentos, torná-lo horripilante mas isso serve apenas para assustar uma criancinha que não esteja habituada a estas andanças.

E se o vilão já não era grande coisa que dizer do nosso herói. Brendan Fraser (tal como a sua personagem, Rick O’Connell) parece a caminho da reforma. Arredado do grande público praticamente desde a sua participação em Crash, o actor que ganhou nome precisamente graças ao 1º capítulo d’A Múmia há quase 10 anos atrás, limita-se a estar presente e a cumprir o seu papel. Falta-lhe algum momento de raiva, de coragem, de humor que deixe a sua marca nesta aventura.

Quanto aos complementos salva-se apenas John Hannah no papel cunhado de Rick. Mesmo sem grande protagonismo Jonathan continua bem presente, aliviando um pouco o peso da responsabilidade que se abate sobre o casal de heróis.
Maria Bello e Luke Ford, que herdam respectivamente os papéis de mulher e filho de Rick, parecem de certa forma perdidos. Num franchising que vai já no 3º episódio seria de esperar maior consistência e confiança em personagens tão importantes.
Relativamente ao contingente asiático, para além do já referido Jet Li, encontramos Michelle Yeoh e Isabella Leongm a cumprir o seu papel mas sem grande brilho.

Regressemos, então, à história.
Enquanto Rick (Fraser) e Evelyn (Bello) “gozam” a sua merecida reforma, Alex (Ford), agora um rapagão independente, encontra-se na China e desenterrar o último paradeiro conhecido do famoso Imperador Han (Li). Um pedido especial do governo acabará por levar o casal a Shangai onde se reencontraram com Alex e Jonhatan (Hannah) mesmo a tempo de unirem forças para combater uma maldição com vários séculos de existência.

No seu computo geral o filme deixa um pouco a desejar. Depois de 2 capítulos interessantes em que a aventura, o humor, os efeitos especiais e até mesmo os actores brilharam a bom nível, esta 3ª Múmia peca em quase todos os itens.
Depois do sucesso de The Fast and the Furious e xXx, Rob Cohen, tem vindo a perder algum fulgor, limitando-se a reproduzir algumas receitas de sucesso sem grande inovação ou personalidade. Se calhar está na hora de voltar às origens…

Verdade seja dita a sala onde assistimos à ante-estreia estava completamente cheia.
Tenho as minhas dúvidas se as sessões a pagar irão repetir essa afluência…

Site Oficial
Trailer Pt
Trailer 2

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply