Passatempos

Home » Home Cinema » “Apocalypse Now” de Francis Ford Coppola

“Apocalypse Now” de Francis Ford Coppola


Era só O que faltava!
Depois de citado no comentário a Platoon, não me restou outro remédio que não fosse assistir pela 1ª vez (exactamente!) àquele que é por muitos considerado como o exemplo máximo do género.

Perto de completar 30 anos desde a sua estreia, Apocalypse Now continua a servir de referência a todos os filmes de guerra e, em especial, aos que abordam a “maldita” Guerra do Vietnam.
E não seria para menos!

5 anos tinham-se passado desde que Francis Ford Coppola arrebatara a Academia com a 2ª parte de The Godfather/O Padrinho. Descomplexado, liberto de amarras e respeitadíssimo pelos seus pares maioria, realizou um dos mais marcantes filmes da história do cinema!
… pelas boas e … pelas más razões!

A sua longa duração, 2h30 (na versão mais curta), não chega a ser um problema. A acção é continua e os momentos de reflexão filosófica sobre a Guerra, a maldade, a sanidade e as hierarquias, acabam por se enquadrar na perfeição com o cenário e com a temática.
O principal problema é que aquela última 1/2 hora não tem nada a ver com o resto do filme. Arrasta-se, assusta, horroriza e desfalece em igual proporção, acabando por (na minha modesta opinião) não fazer jus ao resto do filme! Marlon Brandon é grande mas mesmo assim…

1969, Benjamim Willard (Martin Sheen), um capitão do exército norte-americano já envolvido em várias operações dos serviços secretos, aguarda quase em desespero por novas indicações que o levem de Saigão. Finalmente é-lhe atribuída uma missão, encontrar e exterminar o Coronel Kurtz (Marlon Brando), um condecorado Boina Verde que montou o seu próprio exército nos limites da fronteira Cambojana, agindo sem apreço nem valor pela vida humana.
A bordo de um barco de patrulha Willard irá subir o rio Nung até ao seu destino, cruzando-se com as mais incríveis personagens e as mais improváveis situações, num retrato real e cruel de um país devastado por uma Guerra doentia.
Neste verdadeiro road movie pelo interior da guerra (tanto física como espiritualmente) o encontro mais memorável será com o Tenente Coronel Bill Kilgore (Robert Duval, num desempenho excepcional), um oficial da Força Aérea com tanto de bravo como de louco.

Muitas vezes a viagem é a melhor parte do passeio!

Refeito do desgosto do acto final, ficam na retina algumas das frases, das imagens e das personagens mais marcantes da história do cinema.
Podemos não estar perante um filme muito bom mas não deixa de ser um GRANDE filme!
… pelas boas …. e pelas más razões!

IMDB
Trailer (1979)

Trailer (2001)

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply