“Resistentes (Defiance)” de Edward Zwick
Não querendo recuar em demasia (até aos tempos de Glory, 1989), foquemo-nos, então, na última obra de Edward Zwick, Blood Diamond. O filme com Leo DiCaprio, abordava a temática dos malefícios das guerras (recentes), tendo por palco o continente africano.
2 anos depois, o realizador volta a rodear-se do mais vil dos comportamentos humanos (desta vez em plena II Guerra Mundial) para, com a mesma intensidade, visão crítica e consciencialização, construir um filme igualmente profundo, igualmente marcante, igualmente brilhante!
No papel de protagonista encontramos Daniel Craig que despe a pele de agente secreto para se tornar em alguém bem mais mundano e questionável. A seu lado Jamie Bell (o eterno Billy Elliot) e Liev Schreiber formam com ele o trio de irmãos, com comportamentos e ideias bem distintos, imortalizados por esta história (ainda que a História possa ser contada de diferentes maneiras, misturando heróis e vilões!).
Tuvia, Zus e Asael Bielski são 3 irmãos judeus da actual Bielorússia que viram os seus pais serem assassinados pelas SS alemãs. Refugiados na floresta com outros grupos eles têm de optar entre combater os alemãs e vingar as suas famílias ou ajudar os outros a sobreviver!
As suas diferentes convicções irão levá-los por caminhos diferentes mas isso não apagará o facto de terem criado uma crescente comunidade de judeus que tenta por todos os meios sobreviver ao invasor, vivendo na floresta…
Diferentes relatos reais da História destacam aspectos contrastantes das acções e mentalidade deste vasto grupo. Em tempos de enorme privação e desespero, o Homem toma decisões incompreensíveis e antagónicas, este filme (e não peça histórica) relata a sua versão mais romanceada.
Com ou sem aparte, será difícil ficarmos indiferentes a esta história e a este filme. Real ou não tanto, estaremos de igual modo “presos” ao seu desenrolar, às suas incógnitas e às suas justificações.
A maior proeza do filme é conseguir transmitir o desconforto mas também a esperança que aquele grupo carregava consigo enquanto lutava pela sobrevivência e por (alguma) dignidade.
Gostei.
Gostei muito!
Bem mais do que estaria à espera!
Site Oficial
Teaser
Trailer
Trailer 2
PS: Em tempo de Oscars fica a nota de que o filme foi nomeado pela sua Banda Sonora… e é tudo!
Também gostei muito. estava à espera de uma filme de acção, que tentasse tirar proveito do actor “007”. Fui surpreendido com um filme que de facto tem acção, mas que relata uma história verídica e trágica.
P.S.- gostei do conceito “mulher da floresta”, cá também usamos nos eventos tipo queima das fitas e carnaval…
LC