Passatempos

Home » Estreias » “A Duquesa (The Duchess)” de Saul Dibb

“A Duquesa (The Duchess)” de Saul Dibb


Isto de escrever um blog sobre cinema também tem as suas vantagens!

Para além do gozo que dá compartilhar a nossa visão e opinião sobre os filmes que vemos, de vez em quando (mais concretamente uma vez por ano!!) lá temos o prazer de ser convidados a participar n’A Noite dos Oscars! Uma iniciativa promovida pela Zon Lusomundo nos seus Cinemas do Parque Nascente e que antevê a entrega dos prémios da Academia.

Cerca de 1 dúzia de filmes à escolha e a opção recaiu sobre este filme de época. “Escolha”, em sentido figurado, já que se tratava do único filme (das 21h) que ainda não tínhamos assistido. Isto de ir ao cinema a toda a hora também tem as suas desvantagens!

Curiosamente tratou-se de uma opção bastante acertada! Não necessariamente pela qualidade do filme mas, a verdade é que se tratava da única obra (depois) premiada que ainda não tínhamos visto!

No trailer tínhamos assistido à tentativa de “colar” a imagem da Duquesa de Devonshire à da Lady Di, ainda que 2 séculos antes. Se bem que algumas semelhanças entre as convicções de ambas possam ser descortinadas, em substancia tal não passou duma forçada/forjada acção de marketing.

Georgiana (Keira Knightley) era ainda uma jovem mulher quando a sua mão foi entregue ao Duque de Devonshire (Ralph Fiennes). Demasiado nova e inocente para conhecer a vida e os meandros onde se teria de movimentar ela rapidamente criou um estilo muito próprio e contrário às mais basilares tradições, revelando um gosto especial pela política, pelo jogo e pelo sexo oposto (actividades normalmente exclusivos do sexo masculino) e destacando-se pelos trajes e indumentárias escolhidas e desenhadas por si mesma.

Porém, a rigidez dos tempos irão fazê-la confrontar-se com uma realidade bem mais crua e cruel do que ela esperaria e para a qual a sua mãe (Charlotte Rampling) não a teria preparado de todo.
Pelo meio ainda irão surgir Charles Grey (Dominic Cooper) e Bess Foster (Hayley Atwell), mas isso fica para quem for mesmo ver o filme…

A intriga palaciana atingiu o seu auge recente com a dupla adaptação à 7ª arte da vida da Rainha Virgem (Elizabeth e The Golden Age), protagonizada por Cate Blanchett. E ao pé de uma Rainha, uma Duquesa será sempre … uma Duquesa!

Keira volta a confirmar talento o seu desempenho mas parece-me obrigada a protagonizar um filme contemporâneo longe das injustiças e das desventuras de outros tempos! Já Ralph Fiennes repete um pouco a imagem de The Reader, amorfo, triste, distante, ausente. Infelizmente ainda não tive oportunidade de ver o seu melhor desempenho de 2008, o surpreendente In Bruges (shame on me!).

Em suma trata-se de uma história interessante, com paisagens e cenários vistosos e um guarda-roupa de fazer inveja a qualquer lady. Mas falta-lhe chama, coragem e acima de tudo algo realmente novo e refrescante para um género que, de momento, se encontra superlotado!

Mediano! Mas sempre ganhou um Oscar… nada mal!

No final, perante a possibilidade de assistir a outro filme optámos por nos cingir à própria cerimónia de entrega dos mais cobiçados prémios da 7ª arte…

…para o ano há MAIS!

Site Oficial
Teaser
Trailer
Trailer 2

Ora aí está a prova!

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply