“Dúvida (Doubt)” de John Patrick Shanley
5 nomeações aos Oscars!
4 respeitantes aos actores e 1 pelo argumento adaptado.
… e está apresentado e resumido o filme!
Bem, voltemos um pouco atrás.
John Patrick Shanley (vencedor do Oscar pelo argumento de O Feitiço da Lua) é o responsável pela realização e argumento do filme, curiosamente uma adaptação da sua conceituada e premiada peça de teatro com o mesmo nome.
Meryl Streep soma a sua 15ª nomeação aos Oscars e, penso eu, não precisará de apresentações.
Philip Seymour Hoffman, garante a sua 3ª nomeação depois de se ter afirmado definitivamente com o Oscar em Capote.
Já Amy Adams e Viola Davis são praticamente umas novatas nestas andanças, mas não deixam os seus créditos por mãos alheias.
Esta enumeração inicial dos principais trunfos do filme pode parecer estranha mas a verdade é que são eles os (únicos) responsáveis por uma obra acima da média e que, no mínimo, nos deixa totalmente à deriva.
A irmã Aloysius Beauvier (Streep) é a base fundadora e o principal obstáculo à mudança de uma escola católica, gerida pelos princípios fundamentais da religião. A sua postura austera intimida quer alunos quer professoras, garantindo, no entanto, uma estabilidade fundamental no dia-a-dia desta congregação.
No lado oposto desta ideologia encontramos o padre Brendan Flynn (Hoffman), adepto de uma postura bem mais amigável e aberta perante a sociedade.
Quando a irmã James (Adams) desconfia das atitudes do padre perante o único aluno negro da escola, caberá à irmã Aloysius determinar se estas são infundadas ou não.
As Dúvidas são muitas mas a sua obstinação e uma conversa franca com a mãe do aluno (Davis), ajudarão-na a apurar a verdade dos factos…
… ou talvez não!
Apanágio da grande maioria das adaptações teatrais à 7ª arte, o filme vive sobretudo da qualidade dos diálogos, da qualidade dos desempenhos e de um argumento acutilante e corrosivo.
O grande segredo do filme está no fantástico trabalho de casting que encontrou os actores perfeitos para desempenhar cada personagem! Sobretudo Meryl Streep que é de facto uma actriz diferente! Depois de Mamma Mia!, vê-la aqui ajuda (e de que maneira!) a perceber o quão GRANDE ela é!
3º Oscar a caminho?