Passatempos

Home » Home Cinema » “Battle in Seattle” de Stuart Townsend

“Battle in Seattle” de Stuart Townsend


Bem a propósito da actual Cimeira de Copenhaga, desencantei na minha prateleira este filme de 2007. A obra de Stuart Townsend andou de canto para esquina, sem se saber se iria estrear ou não nas nossas salas, durante alguns meses até que, finalmente, foi encostado.
Também já nem sei ao certo o que me despertou a curiosidade para o querer ver mas não deve ter sido algo muito forte já que o filme manteve-se por lá algum tempo…

Curiosamente depois de o assistir fico com a sensação que o fiz na altura certa. Com tanta cobertura jornalística em torno da mais recente Cimeira dedicada ao clima, esta obra de estreia como realizador do actor irlandês acabou por dar uma outra visão aos acontecimentos actuais e cinematográficos, permitindo ver para lá daquele que é mostrado, tanto na TV como no filme!

Apesar dos factos relatados terem ocorrido há já 10 anos, eles continuam tão actuais como dantes, a única diferença é mesmo a postura dos políticos intervenientes (pelo menos no que diz respeito à contenção das manifestações “pacíficas”).
Se agora se discutem as Alterações Climáticas e a influência dos nossos comportamentos no futuro que estará para vir, naquela altura discutia-se o poder de uma organização (a WTO ou OMC: Organização Mundial do Comercio, em português) e a sua influência no futuro que estaria para vir…
De mãos dadas, os problemas ambientais e económicos, assim como a disparidade entre países pobres e ricos, marcam definitivamente a nossa geração, tornando-se forçosamente (pela sua importância) em assuntos controversos e delicados.

Naquele final de mês de Novembro de 1999 em Seattle, Washington, os dirigentes políticos perceberam (talvez pela primeira vez) que não lhes competia somente a eles determinar qual o rumo a seguir. Era sua obrigação ouvir todos aqueles que teriam algo para dizer e, infelizmente também aqueles que apenas queriam armar confusão!
Durante 5 dias os manifestantes tudo fizeram (alguns bem mais do que seria aceitável) para que a sua voz fosse ouvida… não terá sido a forma mais correcta de o fazer mas no pior dos cenários terá servido para alertar os responsáveis máximos que o mundo não é só deles (por muito que parece na maior parte do tempo!).

Porém pelo meio daquela confusão, o inexperiente realizador tentou encaixar 2 ou 3 histórias paralelas, denotando-se descaradamente a sua falta de consistência, interesse ou relevância!
E o pior é que com actores como Charlize Theron, Woody Harrelson, Michele Rodriguez, Channing Tatum, André “3000” Benjamin ou Ray Liotta, facilmente se percebe que o enredo não poderia ser mais sofrível.

Valeu pela intenção e pela visão social (mesmo que parcial) que imprime à situação.
Mas lá que poderia ser um filme bem mais conseguido… disso não haverá dúvidas!

Site Oficial
Trailer
Trailer 2

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply