Passatempos Online

Home » Nota Pessoal » Nota Pessoal (22ª) – Temporada dos Oscars 2009

Nota Pessoal (22ª) – Temporada dos Oscars 2009

.
Não é hábito deixarmos o nosso comentário a respeito das primeiras tendências para os prémios dos melhores do ano… mas, se calhar, devia ser!

No espaço de alguns dias várias entidades (digamos assim) anunciaram os seus preferidos ou os nomeados aos seus prémios de melhores do ano.
Entre comédias, dramas, filmes de animação e blockbusters, os melhores têm vindo a ser distinguidos enquanto aguardam pela sempre almejada nomeação aos Oscars.

O primeiro aspecto que saltar à vista é, ao contrário da tendência dos últimos anos (senão mesmo décadas!!), a “opção” por filmes estreados durante todo o ano, não concentrando as escolhas em filmes da temporada!
Com isto, ganhamos nós (portugueses) por já termos assistido a muitos dos filmes mencionados e ganham as distribuidoras pois começam a não ter receio de estrear um bom filme durante o ano, ao invés de os guardaram todos (muitas vezes prejudicando a sua exposição mediática) para os últimos meses de cada ano!

Dito isto, o primeiro destaque terá forçosamente de ir para THE HURT LOCKER, um filme que passou totalmente despercebido pelo nosso pais (ver o nosso comentário) mas que conquista agora por completo a crítica norte-americana, alcançando o prémio de Melhor Filme e Realizador(a) tanto em LA como em NY, para além de conquistar várias nomeações nos Golden Globes… e não só!

Num segundo plano encontramos UP IN THE AIR, AVATAR, INGLOURIOUS BASTERDS e o musical NINE que têm vindo a somar menções honrosas e nomeações, preparando-se, também eles para, um final de ano emocionante em termos de prémios.
A destacar, ainda, o merecido reconhecimento a THE HANGOVER e STAR TREK, de longe a melhor comédia norte-americana e o melhor blockbuster do ano, respectivamente (e, quem sabe, os possíveis beneficiados com o alargamento para 10 dos nomeados ao Oscar de Melhor Filme).

No que diz respeito ao cinema de animação antecipa-se uma renhida luta entre UP e o imprevisível FANTASTIC MR. FOX, em dois registos totalmente antagónicos mas que prometem confirmar em pleno a generalização (em termos de faixa etária) do género!

Uma palavra para o denominado “cinema estrangeiro” onde o francês UN PROPHÈTE (vencedor do Grand Prix du Jury em Cannes) e o austro-alemão DAS WEISSE BAND (Palm d’Or igualmente em Cannes), afiguram-se como os 2 principais candidatos.

Ao nível das surpresas destacam-se, pela positiva, as várias referências/indicações a PRECIOUS e (500) DAYS OF SUMMER, filmes que têm gracejado os mais variadíssimos elogios um pouco por todo o Mundo mas que, por exemplo em Portugal, enfrentam sérias dificuldades para evitar o sempre desprestigiante Direct-to-DVD.

Pela negativa, a total ausência (até ao momento) de filmes como PUBLIC ENEMIES, THE ROAD, THE LOVELY BONES, SHUTTER ISLAND (entretanto adiado para 2010) ou ÁGORA!

Para já é tudo!
Muito em breve o nosso comentário relativamente aos actores e em, seguida, no que diz respeito às categorias (mais) técnicas.

Nota: Ver no canto superior direito deste blog o link para os diferentes prémios já atribuídos (ou nomeados)

Leave a Reply

%d bloggers like this: