“Juntos ao Luar (Dear John)” de Lasse Hallström
A música é, de facto, fantástica!
Mas é, também, a melhor coisinha que o filme tem!
É uma daquelas melodias que nos prende e conquista ao primeiro acorde… qual amor à 1ª vista!
Bem mas falemos daquilo que aqui nos trás!
Para os mais desatentos convém esclarecer que Dear John (ou Juntos ao Luar, tal como é conhecido em Portugal) é adaptado do romance homónimo do profícuo escritor norte-americano Nicholas Sparks.
Dito isto, penso que será escusado referir a reforçada dose de lenços de papel que as meninas (e as senhoras) são aconselhadas a trazer consigo juntamente com as pipocas e o refrigerante.
Ainda assim, não consegui esclarecer se estamos meramente perante Sparks em piloto automático ou se o “defeito” estará nas opções assumidas por Hallström. (NOTA: segundo vários comentários que circulam na internet o livro de Sparks é bem mais interessante que o filme!).
É que a história tem uma enorme dificuldade em deslumbrar-nos, mantendo-nos à distância dos acontecimentos, ao mesmo tempo que soluciona todos os problemas com uma naturalidade imprevisível. Ainda estamos nós à procura das perguntas e já estamos a ser confrontados com as respostas!
No que diz respeito aos protagonistas, nota bem mais positiva para Channing Tatum do que para Amanda Seyfried. Os dois jovens actores até que combinam benzinho mas a “estrela” de G.I. Joe demonstra um à-vontade e uma presença bem superiores à menina de Mamma Mia!.
Um romance de 15 dias irá transformar para sempre a vida de 2 jovens. Ele um militar em licença (Tatum) com um passado conflituoso e um pai especial (Richard Jenkins), ela uma estudante da classe média-alta (Seyfriend) a gozar duas semanas de férias intercalares.
A distância irá ser compensada pelas inúmeras cartas que escrevem um ao outro mas até quando a ausência poderá ser compensada por um sentimento imutável?
Depois de obras são resplandecentes como Message in a Bottle, The Notebook e, mesmo, Nights in Rodanthe, sentimos um certo amargo de boca ao sair da sala de cinema.
Mas também não se preocupem muito! Já no próximo mês de Abril chegará às nossas salas de cinema a mais recente adaptação ao cinema de uma obra de Nicholas Sparks, mais precisamente The Last Song (ou, no nosso país, A Melodia do Adeus).
Fingers crossed!
Cá fica uma amostra do tema que marca o filme!