“Homem de Ferro 2 (Iron Man 2)” de Jon Favreau
Com a ausência de antestreias (relevantes) na última semana acabei por me desleixar um pouco na escrita e atrasar a publicação deste comentário. Mas também não há problema, sempre serviu para aumentar um pouco mais a expectativa em redor deste 2ª capítulo do Homem de Ferro.
Claro que expectativa era já algo que não faltava, desde que Robert Downey Jr. e companhia arrasaram, por completo, no Verão de 2008!
Esta continuação era um dado adquirido desse essa altura, o que a maioria não esperaria é que a Marvel demonstrasse tanta mestria e ousadia em construir o seu mundo de “vingadores”.
Se no 1º filme apenas podíamos encontrar Nick Furry (Samuel L. Jackson) na mítica cena que encerrava os créditos, desta vez são muitas e variadas as piscadelas de olho ao grandioso projecto que a Marvel está a desenvolver – o de agrupar todas as suas principais vedetas num estratosférico The Avengers.
Já agora que falamos nisso não se esqueçam de esperar pelo finzinho dos créditos… para se deliciarem com mais uma inspirada surpresa!
Bem mas retomemos o rumo de encontro a este Iron Man 2.
Ultrapassado o factor surpresa que encantou tanto a crítica como o público (de massas), as exigências eram mais que muitas. Restou a Jon Favreau, e à sua equipa, fazer mais e melhor… e muito embora não estejamos perante nenhum The Dark Knight, também não há muito a criticar!
O filme cumpre todas as suas prerrogativas: como filme de entretenimento, como continuação de um fantástico blockbuster, como elo de ligação com o que aí vem, como solidificador de um universo que ganha, a cada dia, mais e mais seguidores (que o digam os meus sobrinhos!).
Adensam-se a dúvidas perante a legitimidade de Tony Stark (Downey Jr.) para manter o seu fato revolucionário longe de olhares indiscretos, nomeadamente do exército norte-americano!
Entretanto no outro lado do mundo um misterioso Ivan Vanko (Mickey Rourke) começa a desenvolver um plano maquiavélico.
Não faltará muito até que eles se encontrem… mas não estarão sós!
Para além dos repetentes Gwyneth Paltrow e do próprio Jon Favreau teremos Sam Rockwell como Justin Hammer, um milionário concorrente da Stark Industries e Scarlett Johansson, no papel da enigmática Natalie Rushman.
Quem também é novo nestas andanças é Don Cheadle, ainda que assumindo uma personagem, o Coronel James Rhodes, que já era interpretada no 1º capítulo por Terence Howard.
Independentemente de entradas e saídas, o grande artesão do sucesso planetário deste herói “enlatado” é mesmo Downey Jr.! Talvez parecesse impensável em 2008 mas 2 anos e 1 Golden Globe depois (por Sherlock Holmes), o actor norte-americano é a alma e o rosto de um projecto que tornou a Marvel numa referência da indústria cinematográfica (do entretenimento).
Mais do que um filme, Iron Man 2 é uma peça fundamental do imenso puzzle que está a ser construído pela mais famosa das revistas dos quadradinhos!
Venham de lá os próximos projectos e se forem tão bons como este… somos uns preveligiados por podermos assistir a esta (r)evolução!
Séc. XXI!!