Home » Estreias » “O Escritor Fantasma (The Ghost Writer)” de Roman Polanski

“O Escritor Fantasma (The Ghost Writer)” de Roman Polanski


Foram necessários quase 25 anos de exílio (em consequência de um processo em tribunal ainda por resolver) para Roman Polanski voltar às luzes da ribalta.
Quando em plena Cerimónia da Academia, Polanski arrebatou o seu Oscar de Melhor Realizador graças a The Pianist (e a Adrien Brody!), o Mundo do realizador polaco pareceu voltar à normalidade.

Agora, 8 anos depois, Polanski “oferece-nos” este electrizante The Ghost Writer. Mais do que o (fantástico) desempenho dos protagonistas, o filme vale pela mestria do realizador em manter-nos “ligados à máquina” até ao último instante, questionando sempre aquilo que estamos a ver e aquilo que sabemos…

Pierce Brosnan, Ewan McGregor, Olivia Williams e Kim Cattrall, todos eles britânicos, são os rostos á frente de uma câmara que parece, a cada momento, tentar desvendar um pouco mais da imensa trama construída pelo ardente argumento de Robert Harris (adaptando precisamente um romance da sua autoria).

McGregor é preciso ao expor a fragilidade da sua personagem, um escritor (fantasma)contratado para escrever as memórias de um ex-Primeiro Ministro Inglês, todo ele fruto da imagem e do talento de um imponente Brosnan.
Já a mulher e a amante de Adam Lang, respectivamente Williams e Cattrall, gladiam-se pela capacidade de influenciar as decisões do ex-líder inglês e de seduzir o seu “fantasma”.
Porém, à medida que as surpresas se vão acumulando, serão outros os verdadeiros protagonistas…

Alguns poderão argumentar a previsibilidade do argumento, os “falsos” cenários da costa do Massachusetts (o filme foi filmado na Alemanha dada a situação jurídica do realizador) ou, até mesmo, a simplista solução “google”, no entanto penso que serei consensual ao destacar e louvar todo o clima de suspense e incerteza que percorre o filme do 1º até ao ÚLTIMO segundo!

E depois ainda temos aquela fantástica cena final do bilhete a passar de mão em mão… apimentado pela frenética melodia de Alexandre Desplat.

Será preciso/possível pedir mais?
Recomendado.

Site Oficial
Trailer
Trailer 2

About

Já vão 12 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: