“Miúdos e Graúdos (Grown Ups)” de Dennis Dugan
Depois da (inexplicável e imperdoável) ausência do seu último trabalho nas salas de cinema nacionais – refiro-me a Funny People – Adam Sandler está finalmente de regresso com mais uma comédia… bem ao seu estilo.
Dennis Dugan (um habitué na sua carreira) é o realizador desta comédia que para além de marcar a 5ª colaboração entre actor e realizador, destaca-se ainda por juntar num mesmo filmes alguns dos mais reputados senhores da comédia norte-americana: Chris Rock, Kevin James, David Spade, Rob Schneider e, obviamente, Adam Sandler.
Pena é que, para além dos vários momentos em que os 5 confratenizam – como que numa roda de stand-up comedy – o filme pouco mais tem para oferecer…
E o ponto de partida até era apelativo!
Um grupo de amigos regressa à terra natal 30 anos depois do seu emblemático título regional de basket. Agora na casa dos quarenta, os 5 vivem vidas totalmente díspares mas na presença uns dos outros parece que o tempo não avançou… as mesmas piadas, as mesmas dúvidas… novos problemas!
Para além do quinteto reúne-se na mítica Casa do Lago esposas, filhos e até sogras, formando-se uma complexa e efervescente comunidade.
Se tudo fosse tão simples como antigamente…
Não será de todo injusto utilizar o chavão de “Oportunidade Perdida”.
Não é todos os dias que se junta um elenco com tanto potencial cómico e fica um certo sabor amargo por, no final, reduzir-se a boa disposição a algumas tiradas bem conseguidas e a outras bem… exageradas.
Talvez para uma sociedade – como a norte-americana – onde a distância e as aparências assumem extrema preponderância e onde os reencontros são vistos como o último teste à capacidade do ser-humano de se sentir realizado, este grupo de amigos seja um preciso reflexo de muitos e muitos adultos que seguiram o seu rumo, deixando “tudo” para trás.
Por cá resta-nos o consolo de 1h40 de boa disposição, divertimento e uma certa nostalgia.
Já não se fazem filmes como os de antes, não é verdade?