“O Dilema (The Dilemma)” de Ron Howard
Mais do que uma comédia, The Dilemma será um filme engraçado…
Ron Howard habituou-nos a obras bem mais sérias (como A Beatiful Mind ou Frost/Nixon) ou mediáticas (como as adaptações ao cinema dos livros de Dan Brown).
Estreia-se agora na comédia (dizem eles!) com um filme promissor mas que não chega a cumprir (todas) as expectativas!
Kevin James e Vince Vaughn seria desde logo uma dupla promissora (ao estilo bucha-estica), no entanto nunca confirmam essa condição, muito por culpa dos breves momentos em que contracenam juntos!
Isso mesmo, apesar de cabeças de cartaz e das respectivas personagens condicionarem praticamente toda a acção do filme, os momentos em que partilham a tela são relativamente escassos…
Ronny (Vaughn) “entretém-se” a espiar a mulher do amigo enquanto esta aventura-se por caminhos tortuosos. Por seu turno, Nick (James) permanece totalmente concentrado no negócio de ambos. Quantos às respectivas parceiras, Beth (Jennifer Connelly) e Geneva (Winona Ryder), elas condicionam ainda mais o tom mais humorístico do filme dando-lhe um ar mais sério e dramático.
Ao fim e ao cabo, damos por nós a assistir a uma obra bem mais educativa do que a grande maioria das comédias norte-americanas, ainda que acabando por falhar do seu quesito fundamental, ou seja, o de fazer rir os espectadores!
No ar fica a sensação agri-doce de uma obra diferente que surpreende mas que não deslumbra.
Habituados a um estilo mais sarcástico e directo das “normais” comédias norte-americanas, ficamos quase perdidos perante o rumo escolhido por Ron Howard.
Quem não conhecesse diria que estamos perante a sequela de uma grande comédia! Os ingredientes estão lá, as personagens devidamente construídas e a demonstrar grande entrosamento mas com um argumento desinteressante e… chato!
Queríamos e mereciamos mais. (ponto final!)