“Mães e Filhas (Mother and Child)” de Rodrigo García
Nada mais apropriado para o Dia da Mãe que se comemora hoje!
Totalmente centrado no sexo feminino, o filme de Rodrigo Garcia explora as (dolorosas) experiências de um grupo heterogéneo de mulheres.
As difíceis decisões que tiveram de tomar, o impacto que as mesmas tiveram em quem as rodeiam, o que isso implicou nas suas vidas, são algumas das questões que transpiram de um filme intenso e melodramático que vai muito para além do esperado!
Karen (Annette Bening) viveu amargurada toda a sua vida, após ter dado para adopção a sua filha recém-nascida, quando tinha apenas 14 anos.
Lucy (Kerry Washington), tenta juntamente com o seu marido ter um filho a todo o custo, mesmo que isso signifique recorrer à adopção de uma criança.
Elizabeth (Noami Watts) é uma advogada de sucesso, solteira e auto-dependente que não pretende ter filhos nem assentar mas que guarda, bem junto ao seu coração, um passado doloroso.
Interligando histórias e conjugando destinos, as vidas destas mulheres irão, eventualmente, chocar, demonstrando que o Mundo é realmente pequeno demais! Mas tudo é feito com grande veracidade e normalidade, provocando uma fácil identificação com qualquer das personagens.
Neste sentido, seria injusto não destacar o desempenho do trio de protagonistas que, assumindo registos totalmente antagónicos, compõem um dos mais emocionais filmes deste ano.
Nota negativa apenas para a forma como os elementos masculinos são tratados (quer pelas respectivas parceiras, quer pelo realizador Rodrigo Garcia), reduzindo a sua importância a meros figurantes ou facilitadores…
Um filme que certamente dirá muito mais às mulheres (mães e filhas!) do que aos homens, em geral!
Mas hoje merecem!