Passatempos

Home » Estreias » “X-Men: O Início (X-Men: First Class)” de Matthew Vaughn

“X-Men: O Início (X-Men: First Class)” de Matthew Vaughn


Após o sucesso de público e crítica de Kick-Ass, foi concebido a Matthew Vaughn o “privilégio” de recuperar um dos mais profícuos e dispersos universos de super-heróis, os X-Men!

E depois de 3 capítulos de forte sucesso (e esgotada a fórmula original), nada como retornar às origens (à imagem de Batman, Wolverine ou Iron Man) tentando compreender onde tudo começou…

Mas ao contrário do que se possa pensar First Class não é um filme sobre adolescente com poderes sobrenaturais. Apesar de ser um regresso às origens, o filme do realizador inglês destaca-se, sim, por esconder ao máximo essas capacidades excêntricas, focando-se muito mais nos conflitos internos de cada um dos seus protagonistas… na sua maioria homens e mulheres bem grandinhos.

À cabeça encontramos Charles Xavier (James McAvoy) e Erik Lehnsherr (Michael Fassbender), futuros líderes de cada uma das fações de mutantes e mais comummente conhecidos por Professor X e Magneto, respectivamente!
Porém, antes de ser arqui-inimigos, Charles e Erik foram grandes amigos… é dessa amizade, daquilo que os une mas, também, daquilo que os separa que vive o filme.

Década de 60. Em pleno clima de Guerra Fria e na iminência da conhecida crise dos mísseis (soviéticos) de Cuba, um grupo “especial” da CIA, liderado pelo renomado historiador/antropólogo Charles Xavier, tenta a todo o custo fazer frente aos bélicos e demoníacos intentos de Sebastian Shaw (Kevin Bacon).
A seu lado Charles terá uma equipa de fieis mutantes, entre eles Ravenaka Mystique – (Jennifer Lawrence), Hank McCoyBeast – (Nicholas Houl), Alex SummersHavok – (Lucas Till) e… Magneto!

Antes de enfrentarem as suas diferenças Charles e Erik irão lutar em prol das suas semelhanças!
Fica apenas a dúvida para onde irão a seguir…. sim, porque a sequela será inevitável!

Depois do seu intenso desempenho em Inglourious Basterds, Fassbender tem recebido os maiores elogios pelo magnetismo demonstrado, num género que, por norma, vive muito mais dos efeitos especiais do que propriamente da intensidade dos desempenhos.
Mesmo assim penso que muito do mérito terá de ir para o Vaughn. Nem todos os realizadores tem a habilidade para lidar com orçamentos (e, porque não, expectativas!) bastante superiores mas pouco há a apontar ao comportamento do jovem realizador.

Sem grandes ilusões mas pleno de convicções, o filme segue o seu rumo não dispersando atenções nem recursos. O que interessa é perceber o que aconteceu a Charles e Erik, o resto é totalmente acessório! Daí a opção por incluir na história factos verídicos da História, certo?

O único senão é que já sabemos para onde a História nos leva (de encontro à trilogia inicial), a não ser que haja alguém com o brilhantismo de Roberto Orci e Alex Kurtzman (os argumentista de Star Trek) que consiga reinventar, por completo, o futuro destes super-heróis!
O ponto de partida é suficientemente sólido para tudo, falta apenas encontrar os “idiotas” certos!

Em suma, superou largamente as expectativas!

Site Oficial
Trailer
Trailer 2

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply