Passatempos

Home » Estreias » “Super 8” de J.J. Abrams

“Super 8” de J.J. Abrams


Que dizer desta fantasia saída da mente de dois dos mais brilhantes realizadores da actualidade?

Se Spielberg (aqui como produtor) anda nesta andanças há muito tempo – desde o longínquo ano de 1982 com E.T. ou mesmo antes, em 1975 com JawsAbrams entrou de rompante na vida de todos nós graças a séries como Alias ou Lost e filmes como Mission: Impossible III ou Star Trek (já para não falar do seu papel como produtor em Cloverfield).

Curiosamente, a mais premente alusão seria o imortal The Goonies (com argumento de… Spielberg) obra mestra dos anos 80 e referência para todos os jovens daquela geração!
Super 8 é apresentado como o seu sucessor, pela magia que transporta, pelo enfoque numa juventude rebelde mas inocente dos anos 80 e, sobretudo, pela inquietante ilusão que vai criando…

O único senão é que Super 8 é bem mais para a criança que há dentro de cada um de nós, do que para crianças propriamente ditas. Para aqueles que ainda não têm a capacidade de separar o que é real do imaginário e que dispensam certos arrepios, o filme pode ser um pouco incomodativo…

1979, numa pequena cidade do interior do Ohio um grupo de amigos pré-adolescentes, fãs dos filmes de terror (especialmente de zombies), tentam montar uma imaginativa e inocente curta-metragem do género. O que Charles, Joe, Alice, Cary, Preston e Martin não estariam à espera é do estrondoso acidente de um comboio que interrompe as suas secretas filmagens nocturnas.
Pior que isso é as consequências que o referido acidente terá na pequena cidade onde habitam, é que a carga transportada era acompanhada… pela Forças Aéreas norte-americanas que parecem (tentar) esconder um inquietante segredo!

É um enorme e intenso déjà vu de quase 2h que nos invade de uma ternurante nostalgia e inveja. Sim, inveja por não termos tido a coragem (e a sorte) de vivermos tão intensamente como aqueles miúdos e nostalgia por um tempo em que as relações humanas, em especial entre jovens amigos e vizinhos, eram vividas in loco e não através de um qualquer sistema operativo ou programa informático!!!

Talvez os mais novos não consigam compreender de que fala, em última análise, o filme, bem para lá da curta-metragem de terror ou do enigmático conflito estabelecido entre os adultos e os militares.
Super 8 é um filme que faz-nos regressar a uma inocência e a uma simplicidade avassaladora aos dias de hoje! Faz-nos relembrar onde estão os verdadeiros problemas… e os verdadeiros amigos. Faz-nos pensar o quão enganados temos andado estes anos todos!

Em resumo, um filme OBRIGATÓRIO para todos aqueles que viveram os anos 80 (e o final dos anos 70) com a ilusão de um mundo perfeito que só a tenra juventude permite almejar.

Abrams e Spielberg fizeram-nos voltar a sonhar e a sentir como tudo pode e deve ser: simples, directo e verdadeiro!

O final até pode deixar um pouco a desejar… mas aquela curta, a acompanhar os créditos finais, faz-nos desculpar qualquer imperfeição!

Site Oficial
Trailer
Trailer 2

Bastam 10s

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply

%d