“Cowboys & Aliens” de Jon Favreau
“Farto” de ganhar dinheiro com Iron Man e a Marvel Jon Favreau recusou The Avengers e abraçou um projecto diferente, com… cowboys e aliens! Bem, há tolos para tudo!
Como não chegava de maluqueira toca a juntar o James Bond (Daniel Craig) com o Indiana Jones (Harrison Ford)… vestidos à western e armados com lasers intergaláticos! E pelo meio ainda temos a enigmática e impulsiva Olivia Wilde…
Infelizmente, o resultado final acaba por desagradar tanto aos apreciadores dos westerns, como aos amantes da ficção científica… sobram as outras duas ou três pessoas que vão ao engano!
Quando acorda em pleno deserto sem nenhuma lembrança de quem é ou de onde esteve, Jake Lonergan (Craig) apenas pretende procurar um refúgio para sarar as feridas e repor a energia. O seu trajecto irá levá-lo a uma pequena aldeia do wild west onde o coronel Dolarhyde (Ford) impõe a sua lei.
Mas tudo está prestes a mudar quando um misterioso grupo de seres ataca a região de forma implacável. Feridos (no seu orgulho) resta aos dois estranhos juntar esforços para recuperar os seus…
Favreau volta a mostrar a competência de um realizador habituado a estas grandes produções e literalmente em “animar a malta”. Claro que aqui falta-lhe um actor com o talento e o carisma de Robert Downey Jr. e um argumento que combine o bom humor com a acção pura e dura.
Quanto ao trio de protagonistas, não se sente a química necessária para dar consistência a um enredo já de si algo complexo. Craig, Ford e Wilde fazem o seu papel mas pouco mais…
Géneros à parte, trata-se de uma agradável aventura pontuada por um ou outro elemento inovador e que acaba por se tornar num bom entretenimento.
Mas, para a próxima, ou fica o revólver ou fica a pulseira (futurista), ok?