“Tinhas Mesmo que Ser Tu… (Leap Year)” de Anand Tucker
Muitas vezes um filme pode fazer mais por um país do que o melhor agente de viagens!
A Irlanda, país distante e incógnito para a maioria dos portugueses – ainda que a meras 2h de viagem de avião – , é o palco de mais uma comédia romântica que chega aos nossos cinemas, protagonizada por Amy Adams e Matthew Goode.
Porém, o típico boy meets girl, é substituído por um road movie à la americana através da “inóspita” e “perigosa” ilha que alberga igualmente uma pequena parcela do Reino Unido (nomeadamente, a Irlanda do Norte).
Lições de geografia à parte, a obra de Anand Tucker deixa o gostinho por uma região bela, majestosa e tranquila e um povo simples e hospitaleiro. Mais do que a obra construída pelo Homem, destaca-se neste país a natureza e a espiritualidade daqueles que a habitam.
É neste contexto que Anna Brady (Adams) conhece Declan (Goode). Ela tenta desesperadamente concluir uma atribulada viagem de Nova Iorque até Dublin que a levou até aos recônditos caminhos da Irlanda. Ele vive por esses caminhos… envolto numa nuvem de sarcasmo, descontracção e desenrasca.
O problema é que Anna pretende pedir em casamento o seu namorado de longa data (Adam Scott), aproveitando uma antiga tradição irlandesa que permite às mulheres declararem-se a 29 de Fevereiro de cada leap year (ou seja, a cada ano bissexto!).
Nada mais oportuno, certo?
A história não será a mais trivial dentro do género, ainda que seguindo muitos dos seus pergaminhos mais usuais. O toque de Midas, neste caso, será mesmo a química demonstrada entre os dois protagonistas que permite-nos manter um sorriso nos lábios durante grande parte do filme.
É com leveza e uma extrema curiosidade por um país desconhecido que nos recordamos de um filme bem-disposto, romântico e… turístico! Que bem se deve estar por terras de O’Callaghan…
Quanto ao título em Portugal… mais vale não dizer NADA!
Pior só mesmo o ano e meio que demorou a travessar o Atlântico, depois da sua estreia mundial em Janeiro de 2010!