Passatempos

Home » Estreias » “Tinhas Mesmo que Ser Tu… (Leap Year)” de Anand Tucker

“Tinhas Mesmo que Ser Tu… (Leap Year)” de Anand Tucker



Muitas vezes um filme pode fazer mais por um país do que o melhor agente de viagens!

A Irlanda, país distante e incógnito para a maioria dos portugueses – ainda que a meras 2h de viagem de avião – , é o palco de mais uma comédia romântica que chega aos nossos cinemas, protagonizada por Amy Adams e Matthew Goode.

Porém, o típico boy meets girl, é substituído por um road movie à la americana através da “inóspita” e “perigosa” ilha que alberga igualmente uma pequena parcela do Reino Unido (nomeadamente, a Irlanda do Norte).

Lições de geografia à parte, a obra de Anand Tucker deixa o gostinho por uma região bela, majestosa e tranquila e um povo simples e hospitaleiro. Mais do que a obra construída pelo Homem, destaca-se neste país a natureza e a espiritualidade daqueles que a habitam.

É neste contexto que Anna Brady (Adams) conhece Declan (Goode). Ela tenta desesperadamente concluir uma atribulada viagem de Nova Iorque até Dublin que a levou até aos recônditos caminhos da Irlanda. Ele vive por esses caminhos… envolto numa nuvem de sarcasmo, descontracção e desenrasca.

O problema é que Anna pretende pedir em casamento o seu namorado de longa data (Adam Scott), aproveitando uma antiga tradição irlandesa que permite às mulheres declararem-se a 29 de Fevereiro de cada leap year (ou seja, a cada ano bissexto!).

Nada mais oportuno, certo?

A história não será a mais trivial dentro do género, ainda que seguindo muitos dos seus pergaminhos mais usuais. O toque de Midas, neste caso, será mesmo a química demonstrada entre os dois protagonistas que permite-nos manter um sorriso nos lábios durante grande parte do filme.

É com leveza e uma extrema curiosidade por um país desconhecido que nos recordamos de um filme bem-disposto, romântico e… turístico! Que bem se deve estar por terras de O’Callaghan

Quanto ao título em Portugal… mais vale não dizer NADA!

Pior só mesmo o ano e meio que demorou a travessar o Atlântico, depois da sua estreia mundial em Janeiro de 2010!

Site Oficial

Trailer

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply