“Capuchinho Vermelho: A Nova Aventura (Hoodwinked Too! Hood vs. Evil)” de Mike Disa
Ora aí está uma dobragem competente!!
Ainda antes das férias tivemos a oportunidade de assistir (ainda que algo renitentes, devo confessar!) à mais nova aventura do Capuchinho Vermelho e a sua equipa do HEA (Happily Ever After).
Poucos saberão tratar-se de uma sequela do arriscado mas competente Hoodwinked!, uma animação estreada entre nós, sem grande relevo, em 2005. Na altura ficamos a conhecer uma versão alternativa (em todos os sentidos!!) da eterna história do Capuchinho Vermelho e do Lobo Mau!
6 anos depois, regressamos a esse mundo alternativo, repleto de ironia, bom-humor e twists. Tal como no seu antecessor é preciso estar sempre atentos a quem nos rodeia, porque nunca se sabe onde se esconde o “lobo” com pele de cordeiro!
Agora membros de uma brigada especial que mantém a paz e a ordem, o Capuchinho, o Lobo e a Avozinha formam uma equipa altamente… disfuncional! E se a convivência entre os 3 já não era fácil, tudo ficará ainda mais complicado quando a operação de salvamento dos irmãos Hansel e Gretel dá para o torto!
Perante um malévolo plano para destruir toda a agência, o Capuchinho e o Lobo terão que superar as suas diferenças para “salvar o dia”… e resgatar a Avozinha!
Estritamente destinados aos mais novos, o filme (e a dobragem portuguesa, deva-se louvar!!) tem o dom de não os tratar como bébézinhos, utilizando uma linguagem – visual e oral – corrente e acessível mas ao mesmo tempo desafiadora e cativante.
Nunca será um clássico do cinema de animação mas esta sequela demonstra que há vida para lá do cinema da Pixar e Dreamworks.
Para já são quase 50.000 espectadores e um resultado a léguas do intragável Spy Kids 4!
De quando em vez o público nacional lá faz justiça aos filmes que estreiam por cá!
Uma nota final para o trabalho virtuoso de Inês Castel-Branco, João Lagarto, António Machado e, sobretudo, Simone de Oliveira e Vitor de Sousa na sua dobragem ao original!!