“Cuidado Com o Que Desejas (The Change-Up)” de David Dobkin
Há falta de ideias melhores, o realizador de Wedding Crashers e os argumentistas de The Hangover, juntaram esforços num filme que recupera a premissa de obras como Vice Versa (1988) ou Freaky Friday (2003).
Ora bem, desta vez a “troca de corpos” junta Jason Bateman e Ryan Reynolds, dois amigos de longa data com vidas totalmente diferentes!
Dave Lockwood (Bateman) é o típico homem de família, da classe média-alta, advogado de sucesso, casado e pai de 3 crianças.
Já Mitch Planko (Reynolds) prefere uma abordagem menos séria da vida. Relações ocasionais, uma vida familiar inexistente, muito tempo livre e uma carreira como actor altamente duvidosa.
E o melhor do filme é mesmo esta antítese inicial!
Enquanto vamos descobrindo as suas diferenças e os seus hábitos mais pessoais o filme vai marcando pontos. Depois disso, pouco a pouco, vai perdendo o interesse até se resumir a uma série de clichés típicos das mais banais comédias norte-americanas “obrigadas” a agradar até aos mais puristas (num claro contraponto com as obras anteriores de realizador e argumentistas!).
Para além dos 2 protagonistas destaque para a presença de Leslie Mann, Olivia Wilde e Alan Arkin com desempenhos competentes mas reduzidos a breves aparições… acabando, o seu desaproveitamento por ser sintomático do rumo que o filme acaba por seguir.
Ao contrário das expectativas iniciais, The Change-Up acaba por se revelar uma comédia (quase) para toda a família… apenas pontuada por uma ou outra cena mais “picante”.
Dito isto e tendo por premissa uma fórmula vista e revista em outros momentos, o filme acaba por se revelar num razoável entretenimento enquanto dura… mas que rapidamente é esquecido uma vez que saímos da sala!
Dá para rir e nos dias que correm (na vida real) já será dizer muito…
… ou talvez não!?!