“O Guarda do Zoo (The Zookeeper)” de Frank Coraci
Em teoria The Zookeeper teria tudo para tornar-se num sucesso (pelo menos perante a pequenada). Bom-humor, animais falantes e aquela doçura que acompanha os filmes infantis.
O problema é que as crianças, em Portugal, (ainda) não falam nem compreendem fluentemente o inglês e a malta mais crescidita prefere outro tipo de aventuras…
Aliando isto ao fraco reconhecimento de Kevin James (como protagonista!) fora dos EUA e a obra de Frank Coraci acaba por ficar perdida em terra de ninguém! Até Hoodwinked Too! conseguiu atrair mais espectadores…
James é um funcionário do Franklin Park Zoo em Boston que vive atormentado por um forte desgosto amoroso. Profissionalmente, Griffin é amado por todos – animais incluídos – mas na sua vida pessoal as coisas não são assim tão fáceis.
Preso entre o regresso da sua antiga paixão e a cumplicidade com a sua mais recente colega (Rosario Dawson), caberá aos animais assumir as rédeas dos acontecimentos – mesmo que isso os obrigue a quebrar o mais imortal dos mandamentos, i.e. falar!
O humor segue o standard da comédia norte-americana, abusando de piadas escatológicas e expondo os seus protagonistas às situações mais ridículas. No entanto, não deixa de ter a doçura típica dos filmes de domingo à tarde e a loucura própria de um actor como Kevin James!
Para além dele destaca-se a presença de nomes como Nick Nolte, Adam Sandler, Sylvester Stallone, Jude Apatow, Cher, Jon Favreau ou Maya Rundolph, dando voz aos distintos animais do Zoo. Pena é que mesmo perante os dotes do CGI, acabem por estar “presos” aos corpos dos animais.
Dito isto, os melhores momentos são mesmo aqueles em que James contracena com os animais. Fora do Zoo a história perde fulgor e imaginação, acabando por deslizar para o mais banal dos desenlaces. Salvam-se alguns momentos hilariantes e o esforço dos actores em parecerem à vontade diante dos animais…
Longe de ser virtuoso, The Zookeeper é uma daquelas obras para toda a família que não mata nem mói. Vê-se (e talvez merecesse mesmo mais alguns espectadores que o capuchinho vermelho)!
O Guarda do Zoo: 5*
Um filme para toda a família e com uma mensagem para todos, que é temos de ser nós próprios e não precisamos de mudar o que há em nós por outras pessoas.
Cumprimentos, Frederico Daniel.