Passatempos

Home » Estreias » “Coriolano (Coriolanus)” de Ralph Fiennes

“Coriolano (Coriolanus)” de Ralph Fiennes


Para a sua estreia como realizador Ralph Fiennes adapta uma peça da autoria de William Shakespeare… nada mais natural para um inglês, certo!

Porém, para além da função atrás das câmaras, Fiennes assume, igualmente, o protagonismo de um filme que opta por declamar a obra do dramaturgo inglês, mesmo adaptando a acção aos nossos dias.

Rome permanece como o foco central da história e o exilamento de um antigo general, o enredo principal. No entanto a guerra passa a ser urbana, sangrenta e, a momentos, desnecessária. Para seu antagonista Fiennes escolheu Gerard Butler, ainda que o seu papel vá perdeu muit força à medida que nos aproximamos do desenlace.

Bem mas voltemos um pouco atrás.
Caius Martius (Fiennes) é o mais temerário general e chefe máximo do exército de um Estado em constante conflito. O líder da rebelião, Tullus Aufidius (Butler), tem-no como um digno mas mortal adversário e não espera pelo dia em que estará frente-a-frente com o seu arqui-inimigo.
Porém, o destino, e uma certa guerra palaciana no senado de Rome, irá juntar estes dois homens da forma mais inesperada possível!

O início é bastante promissor! Segue-se meia hora vibrante, diferente mas de qualidade indíscutível. O pior é que o desenlace é demasiado frio. O filme cola-se totalmente á obra de Shakespeare, perde grande parte da sua força… e arrasta-se para um desenlace comprometedor.

Ralph Fiennes demonstra talento tanto atrás como (já o sabíamos) em frente das câmaras. Mas se ele e Butler partilham a acção, é Vanessa Redgrave (e em menos escala Jessica Chastain) quem controla os bastidores. No papel de mãe do general, a veterana actriz tem alguns momentos verdadeiramente brilhantes.

Dificilmente o filme chegará ao grande público, aliás rapidamente se percebe que não foi essa a preocupação de Fiennes ao optar por uma recriação demasiado fiel dos textos de Shakespeare, no entanto, não deixa de ser uma obra interessante e que poderá marcar o início de uma cativante carreira como realizador, do actor inglês.

A ver vamos o que se segue… para já ficou um bom esforço!

Site Oficial
Trailer

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply

%d bloggers like this: