“O Fantástico Homem-Aranha (The Amazing Spider-Man)” de Marc Webb
É muito cedo!
A trilogia assinada por Sam Raimi e protagonizada por Tobey Maguire começou há apenas 10 anos (e culminou há menos de 5). É muito cedo para voltarmos a ver o início da história de Spider-Man.
A presença de Marc Webb, o jovem mas idolatrado realizador de (500) Days of Summer, seria, à partida, o grande atractivo deste reboot, mesmo considerando a talentosa dupla de protagnonistas: Andrew Garfield e Emma Stone.
E goste-se ou não do estilo (eu, pessoalmente, gosto!) reside no espírito mais romântico empregue ao filme – em contraste com a visão mais gore de Sam Raimi – o seu principal factor de distinção!
Há um maior optimismo no ar e há mais esperança! Sente-se uma mais vincada convicção de que por muito grandes que sejam os obstáculos, (quase) tudo chegará a bom porto!
Mas continuam a existir percalços, continuam a existir dúvidas e continua a haver incerteza no ar!
Infelizmente, por muito que se prometa uma nova História, as principais alterações estão muito mais na forma do que, propriamente, no conteúdo! A sua história familiar é ligeiramente diferente mas mesmo num mundo mais juvenil, logo mais descontraído e inocente, os principais passos da vida de Peter Parker são quase uma réplica do que vimos à pouco tempo… é muito cedo!
Pese embora todos os contratempos, a principal atractividade do filme é que deixa antever um futuro bastante promissor! Resolvida a questão da origem do super-herói, a qualidade dos intervenientes envolvidos (mesmo não estando garantida a continuidade do realizador Marc Webb) e, também, de alguns detalhes do enredo, asseguram que este novo aracnídeo está para ficar.
Visualmente o filme corresponde aos parâmetros actuais, ainda que (segundo fontes fidedignas) o 3D seja apenas mais uma manobra de diversão do que um acrescento ao filme.
A verdade é que tenho dificuldade em destacar o que mais gostei, da mesma forma que não consigo criticar nada em especial.
Para quem não acompanhou a trilogia anterior (nos cinemas), esta revisitação de um dos mais admirados super-heróis da Marvel terá um gosto totalmente diferente. O filme é fresco, inteligente e cativante, ao mesmo tempo que aborda algumas questões importantes da juventude actual.
Para os restantes ainda… é muito cedo!