“O Guarda (The Guard)” de John Michael McDonagh
Obra simples e direta, The Guard é um daqueles filmes que comprova a velha máxima de que basta uma boa ideia e 2 ou 3 intervenientes de qualidade para fazer um filme acima da média!
Em tempos nomeado aos Golden Globes, graças ao brilhante desempenho de Brendan Gleeson, o filme de John Michael McDonagh está longe de ser uma obra destinada a um publico de massas. Fruto dessa imagem de filme independente e do atraso com que chegou ao nosso país (2 anos depois na sua estreia mundial), o seu percurso em território nacional revelou-se meramente “decorativo”.
É uma pena que assim seja. Percebe-se que o risco em apostar em filmes mais peculiares torne difícil a sua rentabilização mas para todos os apreciadores de um cinema mais “experimental”, é um deleite este tipo de filmes.
História fácil de contar. Um agente do FBI (Don Cheadle) é destacado para a Irlanda para investigar um caso de trafico de droga. Para ser bem sucedido terá de aliar-se ao chefe da policia local (Gleeson), um agente da autoridade que está MUITO longe de um cidadão exemplar.
Por detrás das aparências existe toda uma história de pequenas e indescritíveis subtilezas que ajudam a tornar um enredo bastante simples, num suculento ensaio sob a natureza humana. Recheado de hilariantes momentos do mais refinado humor negro (em linha com o melhor cinema Coeniano), será obrigatório possuir um senso de humor adequado para desfrutar… ao máximo deste filme!
Diálogos de cortar à faca, expressões faciais memoráveis e situações do mais pitoresco que poderia existir, prometem justificar plenamente a sombria e chuvosa 1h30 passada por terras irlandesas.
Como cereja no topo do bolo temos, ainda, o omnipresente Mark Strong no papel de mau da fita – quem diria?!? – construindo uma figura maioritariamente caricatural das outras personagens que nos tem vindo a habituar.
Mesmo no conforto do lar, já que não deve faltar muito para o seu lançamento em DVD, talvez não seja de todo má ideia investir algum tempinho no filme.
Mas sempre de mente aberta, ok?, é que isto é coisa da pesada!!