Passatempos

Home » Estreias » “Antes da Meia-Noite (Before Midnight)” de Richard Linklater

“Antes da Meia-Noite (Before Midnight)” de Richard Linklater


Jesse e Celine estão de regresso… 18 anos depois de se terem conhecido!!

Não vou dizer que a minha História é igual à deles mas existem algumas similaridades que não posso negar, o que faz desta trilogia algo mais do que, simplesmente, 3 filmes fantásticos!
E se nos 2 anteriores seria necessário algum grau de imaginação para fazer essa colagem, neste 3º é como se estivesse em casa…

Viena é pouco mais do que uma recordação e Paris continua presente mas faz, irremediavelmente, parte do passado.
Em 1995, quando Richard Linklater apresentou Before Sunrise, poucos se atreveriam a imaginar onde o filme o(s) levaria. O realizador norte-americano estava meramente a começar uma carreira recheada de preciosidades enquanto Ethan Hawke e Julie Delpy – na altura com 20 e poucos anos – pouco mais seriam do que jovens e irreverentes promessas do cinema mundial.

9 anos depois, Before Sunset confirmava que o trio tinha amadurecido, que o sucesso do filme anterior não tinha sido obra do acaso e que o talento de todos os envolvidos era já uma dado (mais do que) adquirido.
Sunrise e Sunset são filme vastamente distintos mas há sobre eles uma áurea inquestionável!

Tal como um BOM Vinho do Porto, os responsáveis desta “empreitada” deixaram o projeto amadurecer calmamente. Ao invés de apressar nova sequela, deixaram passar o tempo necessário – 9 anos, novamente – de forma a fazer plenamente sentido voltar a Jesse e Celine.

Tal como Hawke e Delpy, também Jesse e Celine viram os anos passar. Agora pais de 2 amorosas gémeas de 7 anos, o casal está de férias na Grécia, a convite de um amigo das artes.
A (crise de) meia idade, todas as difíceis decisões que tiveram de tomar na sua vida, o seu futuro e os pequenos defeitos de cada um, qualquer coisa é (mais do que) suficiente para acender o rastilho e iniciar uma complexa e intensa discussão. E tal como o próprio título indica, Jesse e Celine um final de tarde e início de noite bastante “animado”.

É pois, recheado da constante troca de argumentos, percepções e pontos de vista amplamente distintos que o filme evolui tendo, obrigatoriamente, por pano de fundo a natureza intimamente antagónica dos seus protagonistas.

Quando o mais natural seria encadear sequelas de forma a recriar uma existência e uma convivência que não seria natural, Linklater, Hawke e Delpy souberam esperar, amadurecer, envelhecer e maturar ideias de forma precisa, tornando Before num franchise praticamente único na História do cinema.
Numa indústria (norte-americana) obcecada(?) por dinheiro é bom saber que ainda há projetos desta grandeza e preciosidade.

Mais do que reacender a vontade de rever os dois filmes anteriores, Before Midnight desperta a curiosidade de olhar para o “próprio umbigo” e fazer as inevitáveis comparações.

Um filme que “fala” como poucos… recomendado a todos os casais!

Site Oficial
Trailer

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply