Passatempos

Home » Estreias » “Mestres da Ilusão (Now You See Me)” de Louis Leterrier

“Mestres da Ilusão (Now You See Me)” de Louis Leterrier


Talvez a grande surpresa (pela positiva!) dos últimos meses.
Cinema leve, descontraído, agradável e bem humorado mas que sabe prender – e de que maneira – o espetador à tela!

Recheado de nomes grandes do cinema norte-americano, com Michael Caine, Morgan Freeman e Mark Rufallo em destaque, não esquecendo Woody Harrelson, Jesse Eisenberg, Isla Ficher, Dave Franco e Mélanie Laurent, o filme acompanha um quarteto complementar de ilusionistas profissionais que começa a ganhar a atenção do FBI e da Interpol quando realiza um assalto “mágico” a um banco parisiense.

No meio deste processo de revelação está um nome, também ele, surpreendente. Louis Leterrier realizador de filmes como Transporter 2, The Incredible Hulk ou Clash of the Titans seria aquilo que vulgarmente se designa em Hollywood como um tarefeiro. Projeto aqui, projeto ali, nada de muito notável mas a imagem de quem consegue fazer um pouco de tudo.

Este Now You See Me pode, muito bem, ser o filme que dissipa essas dúvidas. Com grande mestria, o realizador francês (radicado há algum tempo nos EUA), cria uma obra envolvente e cativante que começa a deslumbrar logo na primeira cena – sim, também nós escolhemos o 7 de Ouros – e não deixa de surpreender até mesmo ao final.

Como que um espetador do próprio truque de magia que é o próprio filme, também nós vamos tentando desvendar o(s) segredo(s) por detrás de toda a mise-en-scene mas, obviamente, sem qualquer sucesso.
E sejamos honestos, há melhor sensação do que sair do cinema ciente que fomos enganadinhos o tempo todo?

Confesso que o ilusionismo, apesar de me agradar, não me fascina – pelo menos não tanto quanto o cinema – porém, terei de reconhecer que esta junção das duas artes funciona/ou na perfeição. A transposição da magia para a grande tela não é propriamente uma novidade, nos últimos tempos (veja-se o caso de The Prestige, The Illusionist), mas este Now You See Me será, sem dúvida, o seu exemplo mais descontraído.

Quatro ilusionistas profissionais, Daniel Atlas, Henley Reeves, Merritt McKinney e Jack Wilder (respetivamente Eisenberg, Fisher, Harrelson e Franco) são convidados por uma entidade secreta (quase mística) a juntarem esforços e formarem um espetáculo único.
Um ano depois, os Quatro Cavaleiros enchem salas e espanto o mundo quando assaltam um banco em Paris, durante um espetáculo em Las Vegas. O “feito” irá despertar a atenção de um agente do FBI (Rufallo) e de uma agente francesa da Interpol (Laurent) que irão juntar esforços para desmascarar os 4 ilusionistas porém, a disparidade de forças parece… injusta!

Um filme que nos encheu as medidas não só pela forma hábil e talentosa como nos deixa no vazio durante a grande maioria do tempo mas, especialmente, pelo sentimento de prazer que nos transmite ao sairmos da sala. É entretenimento, é surpresa, é humor, é diversão… é TUDO o que podemos esperar de um filme de Verão! E pensar que quando vimos o trailer pela primeira vez ficamos (desde logo) com a sensação de que iria ser… fantástico!

É cinema ligeiro, disso não tenhamos dúvidas, mas do (MUITO) BOM!!

Site Oficial
Trailer
Trailer 2

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply

%d bloggers like this: