Passatempos

Home » Estreias » “Supercondríaco (Supercondriaque)” de Dany Boon

“Supercondríaco (Supercondriaque)” de Dany Boon


Depois da ausência de Un Plan Parfait nos cinemas do Norte do país, voltamos ao convívio com o bom cinema francês.

Supercondriaque marca o regresso de Dany Boon à cadeira de realizador, no seguimento de dois imensos sucessos, Rien à Déclarer e o extraordinário Bienvenue Chez les Ch’tis.

Desta vez o comediante francês é Romain Faubert, um funcionário hospitalar e hipocondríaco convicto que “espalha o terror” um pouco por onde passa – especialmente no consultório (e em casa) do seu médico pessoal (Merad).
Até que a “sorte” mudará por completo as suas vidas…

Como qualquer comédia que se preze, Supercondriaque tem os seus momentos de pura loucura e desassossego total mas salvo um ou outro detalhe mais arisco, tudo é feito com assaz qualidade e bom gosto. Dany Boon é um verdadeiro “palhaço”, e digo-o isso da forma mais elogiosa! Ainda assim, mais relevante do que o seu desempenho em frente das câmaras, Boon confirma o seu estatuto como um dos grandes criadores do género, à escala mundial.

A seu lado encontramos novamente Kad Merad, seu parceiro em Bienvenue…, que mais uma vez funciona em perfeição como contraponto racional das loucuras do ator/realizador. Sentimos compaixão para com o dilema do seu Dimitri Zvenka, e isso facilita a proximidade entre o espetador e a ação.

São muitos os momentos hilariantes, daqueles mesmo de rir à gargalhada como se estivéssemos na sala lá de casa a ver o filme, ao ponto de no final ter sentido quase a necessidade de “pedir desculpas” pelos excessos. Felizmente a sala estava quase vazia (era última semana de exibição do UCI) e os poucos que viram o filme na mesma sessão, desfrutaram tanto ou mais do que eu.

Nota final para o sketch protagonizado por Boon e Valérie Bonneton – sua co-protagonista em Eyjafjallajökull. Nitidamente um “favor” resultante da forte química demonstrada pelos dois atores no filme de Alexandre Coffre e que apesar de ligeiramente deslocado do espírito deste Supercondriaque resulta… em pleno!

Foi realmente bom rever Dany Boon e a sua trupe.
Oxalá o regresso esteja para breve!

Site Oficial
Trailer

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply

%d bloggers like this: