Home » Estreias » “Bons Rapazes (The Nice Guys)” de Shane Black

“Bons Rapazes (The Nice Guys)” de Shane Black


Antes de realizar Iron Man 3 – com o resultado dúbio que se lhe reconhece – Shane Black surgiu na alta rodo do cinema com Kiss Kiss, Bang Bang. uma comédia (negra) de ação que para além de ser um grande filme marcou o regresso de Robert Downey Jr. ao estrelato, ultrapassados (definitivamente) os seus reconhecidos problemas pessoais.

É assim (ou deveria ser assim) que surge este The Nice Guys.

Russell Crowe e Ryan Gosling assumem pleno protagonismo com uma combinação de humor e dureza invejáveis. Num ritmo incessante o filme vai interligando histórias e acontecimentos aparentemente desconexos até ao surpreendente desenlace. É verdade que não chega a ser arrebatador mas é muito, muito competente.

Um dos principais elementos de atração é a incursão pelos anos 70. A atmosfera per si já acrescenta um certo misticismo ao filme mas há detalhes deliciosos quer na vertente humorística, quer na vertente Histórica, quer na vertente visual que arrebatam o mais incauto dos espetadores.

Claro que estamos a falar de humor negro, frio, calculista e sádico (a momentos) e de um cinema de ação nostálgico e até melancólico que “já não se usa” nos nossos dias. O maior senão será, por ventura, a complexidade da história que apesar de devidamente esclarecida chega até tal ponto de imprevisibilidade que chega a desmotivar os mais impacientes.

Jackson Healy (Crowe) e Holland March (Gosling) são dois detectives privados com estilos e métodos totalmente antagónicos que acabam por colaborar num caso de grande impacto mediático mas extremamente perigo. A morte de uma atriz pornográfica, alguns dos mais influentes construtores de automóveis, a filha de um influente membro do Estado norte-americano e uma dupla de virtuosos investigadores… sem a mínima ideia de onde se foram meter.
Só pode dar ‘certo’!

A meio caminho entre o policial e a comédia negra, The Nice Guys confirma a apetência de Shane Black para o género – em contraponto com os filmes de super-heróis – e relança a carreira do realizador de Pittsburgh. Curiosamente a sua próxima aventura será, tudo indica, Doc Savage – um filme de super-heróis com Dwayne johnsson como protagonista…
Espero que a lição esteja aprendida.

Quanto a Crowe e a Gosling é sempre um prazer vê-los na grande tela. A química é tão preciosa que daria (futuro do pretérito… impossível de repetir!) para uma sequela. Parece evidente mas confesso a minha predilecção por Buddy Cops films… mesmo com parcerias tão disfuncionais como esta.

Nota final para a adorável Angourie Rice, no papel de Holly March. Porque os heróis não se medem aos palmos… e as similaridades com a sobrinha Penny do Inspector Gadget são sempre, sempre, deliciosas.

Site
Trailer

About

Já vão 10 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: