Home » Estreias » “Namoro à Espanhola – Aventura na Catalunha (Ocho Apellidos Catalanes)” de Emilio Martínez Lázaro

“Namoro à Espanhola – Aventura na Catalunha (Ocho Apellidos Catalanes)” de Emilio Martínez Lázaro

O maior sucesso da história do cinema espanhol, Ocho Apellidos Vascos, teve direito a uma sequela. Obviamente!

Menos natural foi o facto deste Ocho Apellidos Catalanes ter demorado um ano a chegar ao nosso país, mesmo depois de ter sido o filme mais visto em Espanha, em 2015.

Rafa, Amaia, Koldo e Merche estão, naturalmente, de regresso para mais desventuras por terras espanholas. E se um basco (ou uma basca) e um andaluz já era uma mistura explosiva, quando se junta um catalão, será difícil encontrar qualquer réstia de normalidade.

E enquanto vive do confronto e das diferenças entre as diversas regiões espanholas, o filme segue de vento em popa, com as línguas como referência primordial. É verdade que na legendagem perdemos algum do requinte da utilização das diferentes línguas (catalão, basco, galego, castelhano) mas o jogo e confronto de expressões e recursos linguísticos é só por si, um elemento humorístico inestimável.

O problema resulta da falta de enredo. Rafa e Amaia (Dani Rovira e Clara Lago, respetivamente) estão agora separados para profundo desgosto de Koldo e Merche (Karra Elejalde e Carmem Machi, respetivamente) que tardam, também, em se acertar. Amaia está, aliás, de amores por um abastado catalão (Berto Romero) mas desde o primeiro minuto que se percebe o destino dessa relação, especialmente depois de Rafa e Koldo juntarem esforços para perturbar… a boda.

Grande primeira parte, na qual o espírito do filme original é plenamente recuperado e ampliado, agora que as personagens já se encontram devidamente apresentas. Vários momentos de puro riso, fruto da naturalidade e precisão com que os elementos cómicos são revelados.
Já a parte final, revela-se algo desinteressante, resvalando para a comédia romântica preguiçosa e repetitiva, salva apenas por mais um momento delicioso no epílogo final.

Não sei se haverá “coragem” para novas aventuras mas oxalá encontrem um história suficientemente consistente para recuperar as mais divertidas e suculentas personagens espanholas dos últimos (largos) anos.

Seguramente uma das melhores comédias a chegar às nossas salas de cinema nos últimos meses!
Claro que a concorrência não tem sido assim tanta quanto isso mas, ainda assim, um filme que merecia BEM MAIS dos que os cerca de 2.000 espetadores que o viram nas nossas salas de cinema!

Quanto às sessões de imprensa caseiras, continuam com o mesmo encanto e o filme, desta vez, até ajudou!

Site
Trailer

About

Já vão 10 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: