Antevisão “King Arthur: Legend of the Sword” de Guy Ritchie
Tal como “prometido” aquando da antevisão a The Lost City of Z, debruçamo-nos, agora, sobre a outra estreia de Charlie Hunnam reservada para o próximo mês de Maio.
Às ordens de Guy Ritchie, o ator britânico assume o papel de um dos maiores heróis da mitologia inglesa, o equivalente ao nosso D. Sebastião… ainda que neste caso, o Rei Artur tenha (aparentemente) regressado a casa. História recorrente na 7ª arte – a versão mais recente tem a assinatura de Antoine Fuqua e Clive Owen no papel principal… a mais antiga tem mais de 100(!!) anos – as aventuras dos Cavaleiros da Távola Redonda ganham, este ano, uma revigorada e eletrizante roupagem, graças ao talento de um dos realizadores mais irreverentes e marcantes da atualidade.
Ritchie ganhou fama no início deste novo milénio, fruto de um conjunto de filmes que explorava de forma impactante e bem humorada a vida dos marginais ingleses dos nossos dias. Mas se Lock, Stock and Two Smoking Barrels, Snatch, Revolver e RocknRolla deram-no a conhecer ao mundo (do cinema), foi, sem dúvida nenhuma, Sherlock Holmes quem o tornou numa referência da 7ª arte. O primeiro e segundo filmes da série foram sucessos estrondosos de bilheteiras muito por culpa do talento de Robert Downey Jr. mas, também, pela forma perspicaz e certeira como o realizador inglês transformou o famoso detective, num aventureiro e arruaceiro de primeira.
Seguiu-se, um dos nossos filmes preferidos do Verão de 2015, The Man From U.N.C.L.E.. Ritchie deixava a sua Londres e confirmava a sua visão única e explosiva, “num filme divertido, inteligente e excitante.“.
Chega, agora, às salas de cinema de todo o mundo a sua visão muito particular da mítica lenda do Rei Artur ou nas palavras da sinopse oficial “… o filme é uma visão iconoclasta do clássico mito de Excalibur, traçando a viagem de Artur desde as ruas até ao trono. Quando o pai de Artur é assassinado, Vortigern, tio de Artur, usurpa a coroa. Privado do seu direito de berço e sem qualquer ideia de quem realmente é, Artur acaba por crescer da maneira mais dura nas ruas e vielas da cidade. Mas no momento em que ele retira com sucesso a mítica espada da pedra, a sua vida sofre uma reviravolta e ele vê-se forçado a honrar o seu legado…quer ele queira, quer não.“
Como já vimos Charlie Hunnam assume pleno destaque, ao incarnar o papel de Arthur, o filho pródigo que relutantemente lá acaba por regressar a casa. Já como seu antagonista encontramos Jude Law (que como todos sabemos conhece bem Guy Ritchie dos filmes de Sherlock Holmes) no papel de Vortigen, o vilão de serviço. E ainda, a atriz/modelo Astrid Bergès-Frisbeyword como Guinevere e Djimon Hounsou como Sir Bedivere, fiel escudeiro e amigo de Arthur.
Mesmo com algumas centenas de anos de diferença face ao habitat habitual do realizador inglês, Londres volta a ser o palco privilegiado da ação, num filme recheado de eletrizantes cenas de ação, mescladas com mitologia, coragem e o amargo doce sabor da vingança.
‘Rei Artur: A Lenda da Espada’ estreia, em Portugal, a 11 de Maio.