Home » Estreias » “Heróis da Nação (Their Finest)” de Lone Scherfig

“Heróis da Nação (Their Finest)” de Lone Scherfig

Tenho poucas dúvidas que tratasse de um filme norte-americano e estaríamos a falar em Oscars® e outros semelhantes.

Verdade seja dita, o rótulo que acompanha este Their Finest na sua travessia do Canal da Mancha é o de Melhor Filme Britânico do Ano mas, ainda assim, bem longe do estrondo mediático que o podia acompanhar, tivesse sido produzido em terras do Tio Sam. Senão vejamos.

Um filme que louva o trabalho dos argumentistas, dos realizadores, dos atores e demais intervenientes da 7ª arte. Um filme que demonstra a perseverança destes em tempos difíceis e incomparáveis. Um filme que apesar de ficcionado, recupera elementos reais, para lhe dar uma roupagem plenamente autêntica… ao ponto de se poder julgar tratar-se de uma história verídica. Um filme que retrata um dos mais preponderantes e dolorosos momentos da história da II Guerra Mundial. Um filme ligeiro, dramático, bem-humorado e romântico.

Quantos e quantos filmes memoráveis (pelo menos pelos critérios da Academia) não encaixam nesta descrição?

Their Finest adapta para a 7ª arte a obra literária assinada por Lissa Evans cujo título original é Their Finest Hour and a Half… o que faz ainda mais sentido!
Coube a Lone Scherfing a honra de a levar a bom porto. A realizadora de An Education e One Day dispensa apresentações adicionais. Conquistado o público dinamarquês (e não só!), a realizadora “mudou-se” para Londres, para assinar alguns dos maiores sucessos britânicos dos últimos anos. Their Finest faz parte desse lote.

Naturalmente Lone não o fez sozinha. Se a realização é precisa e talentosa, o elenco é, igualmente, de grande nível.
Protagonismo maior para Gemma Arterton. A bond-girl de Quantum of Solace e revelação de Prince of Persia tarda em “dar o salto” para outro género de registo, apesar de ter vindo a amealhar, na última década, uma série relevante de sucessos britânicos.
Sam Claflin deu nas vistas na saga The Hunger Games e confirmou credenciais num dos grandes sucessos (britânicos) do ano passado, Me Before You. Regressa aos ecrãs nacionais com redobrada confiança e expetativa.
Por fim, Bill Nighy. O veterano ator britânico tinha já uma longa carreira quando deslumbrou em Love Actually e não mais parou. Pirates of the Caribbean, Harry Potter ou Marigold Hotel são alguns dos projetos onde marcou (a sua) presença.

É em torno deste trio que se constrói o elenco. Gemma faz de Catrin Cole, a singela argumentista (ou secretária) que se vê arrastada para o mundo da 7ª arte, em função do esforço de guerra e do blitz alemão sobre Londres. Sam é Tom Buckley o seu chefe e responsável pelo argumento dos principais filmes britânicos em plena II Guerra Mundial. Enquanto Bill assume o papel de Ambrose Hilliard, o veterano ator que na fase descendente da sua carreira, mantém os tiques de vedeta (e o talento?!) intactos!

Their Finest conta a (ficcionada) história de como, em plena Guerra e perante o Blitz londrino, um grupo de apaixonados pela 7ª arte construíram, produziram e realizaram um filme singular. Motivados pela homenagem aos soldados, pela propaganda militar e pela arte, um filme modesto – mesmo pelos parâmetros da altura – conquistará a atenção até dos mais altos designatários do governo britânico e mudará as vidas de todos os seus intervenientes.

É, sem dúvida, um daqueles filmes que nos enche o coração e mantém-nos na ponta da cadeira até ao último suspiro, lágrima ou sorriso. Uma bela história, fantásticos desempenhos e aquela magia típica de um filme britânico a lembrar os grandes clássicos da BBC.

A II Guerra continua a servir de palcos a muitos e muitos filmes. Sejam histórias verídicas ou ficcionadas (como esta) é indubitavel que não há época mais suculenta e romântica, pelas boas e más razões, do que esta. Drama, romance, superação e conquista são os temas preferidos, mas há sempre espaço para algo novo.

Their Finest é uma combinação virtuosa de todos estes elementos, resultando num filme diferente e magnânimo.

Altamente recomendável!

Site
Trailer

About

Já vão 10 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Comments

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: