“Pai Há Só Um… ou Dois (Daddy’s Home 2)” de Sean Anders
Do They Know it’s Christmas?
Claro que sim!!
Cada um tem o seu timing para entrar no “espírito de Natal”… o meu é este!
O cinema é, muitas vezes, o catalisador dessas pequenas subtilezas que nos alteram o estado de espírito, que nos fazem sonhar, refletir e questionar.
Deste tenra idade que “o filme de Natal” tornou-se numa tradição, mesmo que nem sempre a indústria nos gratifique com um exemplar minimamente adequado à época.
Este ano, depois de Bad Moms 2 – que deu o “tiro de partida”, ainda que algo precocemente – temos, agora, direito a Daddy’s Home 2. Vamos deixar já bem claro que a sequela não se trata de um portento do ponto de vista cinematográfico, mas quanto ao seu objetivo primordial, ou seja, enfatizar a época do ano que nos enche o coração, o serviço prestado é mais do que adequado.
Dois anos depois de Mark Wahlberg e Will Farrell se terem gladiado pelo título de melhor (ou pior!?) pai do mundo, a sequela aposta em trazer para a família mais dois “pesos pesados”, os avós! Mel Gibson e John Lithgow dão corpo e espírito a uma dupla igualmente antagónica e hilariante. Especialmente se encararmos o filme com a leveza de espírito apropriada.
É verdade que a momentos o filme desvia-se do seu rumo, perdendo-se em um ou outro exagero que nos trazem imediatamente à memória a confrangedora constatação que, mesmo perante malta com talento e carisma para dar e vender, não deixamos de estar perante uma comédia norte-americana.
Neste capítulo, o mais irritante acaba por ser a personagem interpretada pela modelo brasileira Alessandra Ambrósio, cuja presença se resume a duas ou três expressões enigmáticas e descontextualizadas.
Mas convenhamos, isso já estávamos todos à espera. O que nos interessa mesmo, para além de garantir algumas boas gargalhadas, é ouvir as tradicionais cantorias da época, ver as luzinhas, as casas enfeitadas, as indumentárias, os embrulhos e as férias em família. Mais ou menos disfuncionais!
Dusty (Wahlberg) e Brad (Ferrell) parecem ter encontrado o equilíbrio necessário para uma saudável convivência, partilhando tarefas e responsabilidades na educação das crianças. Agora casado com Karen (Ambrósio) Dusty experimenta, também, o outro lado da equação – ser o padrasto – e não é fácil!
Mas tudo se irá complicar quando o pai de ambos decidem aparecer de surpresa para passar o Natal com a família. E se Dusty e Brad formavam uma dupla improvável, Kurt (Gibson) e Don (Lithgow) são os pólos apostos de uma bateria industrial. À mínima faísca…. CABUMMMM!!!
Daddy’s Home 2 pode ter os seus defeitos. E tem-nos seguramente. Mas se nem assim vos der vontade de cantarolar um ou outro clássico ou comprar uns enfeites para a árvore, então marquem já a consulta do psicanalista.
A depressão, este ano, está pior do que o habitual.
Vá lá, todos juntos, “how can they know it’s Christmas time at all”!!!