Home » Estreias » “Lady Bird” de Greta Gerwig

“Lady Bird” de Greta Gerwig

É o último dos nomeados ao Oscar® de Melhor Filme a estrear no nosso país mas está longe de ser o menos relevante dos 9.

Greta Gerwig, a atriz fetiche (e atual namorada) de Noah Baumbach, entrega-se de corpo e alma a um projeto bastante pessoal e peculiar. Assumidamente autobiográfico – ainda que com bastante liberdade para introduzir elementos ficcionais ou interpretativos – o filme realizado e escrito pela atriz natural de Sacramento revela um percurso que encaixa na perfeição com a imagem (e a carreira) da jovem atriz.

Neste capítulo chapeau para Saoirse Ronan. A jovem atriz de origem irlandesa encarna com elevada mestria o papel de Lady Bird, a jovem ambiciosa e irreverente que sonha em “fugir” da capital do Estado da Califórnia, fazendo lembrar pelos maneirismos, expressões e dilemas a própria Greta. Totalmente merecida a sua 3 nomeação aos Oscars® e, naturalmente, o Golden Globe de Melhor Atriz – Comédia/Musical.

Destaque igualmente para Laurie Metcalf. A veterana atriz tem em Lady Bird um daqueles papéis que fazem (ou mudam) uma carreira. A sua Marion McPherson é uma daquelas típicas personagens secundárias cuja presença é aguardada a cada (breve) momento. São apenas alguns apontamentos mas que “valem ouro”. Mais que natural a nomeação ao Oscar®, ao Golden Globe, ao BAFTA, ao SAG, ao Satellite Award, ao National Board of Review

Destaque, ainda, para a presença de dois jovens mas talentosos e promissores atores, Lucas Hedges (Manchester by the Sea, Three Billboards Outside Ebbing, Missouri) e Timothée Chalamet (Call Me By Your Name). Num filme pequeno mas cheio de paixão e razão que demonstra o quão difícil e deliciosa pode ser o início da vida adulta.

Metcalf e Ronan são mãe e filha numa relação afetuoso e tempestuosa, como a de qualquer mãe e filha. Mas Lady Bird não é uma adolescente qualquer e se os seus sonhos são do tamanho do mundo, as deceções têm a mesma proporção. Ao longo de um ano – precisamente o que antecede a sua entrada na faculdade – acompanhamos as peripécias de Christine McPherson (Ronan) em busca do seu espaço no “mundo dos crescidos” e da sua própria identidade.

Temos comédia, temos drama e temos, acima de tudo, uma autenticidade, sinceridade e doçura que  encontramos na vida real.

Mesmo que Lady Bird não te ajude a crescer, será sempre um delicioso.

  

Site
Trailer

About

Já vão 10 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: