Passatempos

Home » Estreias » “Como Nossos Pais” de Laís Bodanzky

“Como Nossos Pais” de Laís Bodanzky


É seguramente o maior dilema de cada geração ao ultrapassar a casa dos trinta, iremos realmente ser Como Nossos Pais?

Ter filhos e vê-los crescer ajuda, e de que maneira, a ter essa interrogação. A sensação de déjà vú é, invariavelmente, a primeira etapa que, caso a caso vai sendo replicada nos diferentes obstáculos que a vida nos prepara.

É esse – pelo menos foi essa a nossa leitura – o ponto de partida para Laís Bodanzky construir uma narrativa atual e recorrente na nossa sociedade. São Paulo, Brasil, é o palco da ação. Algumas particularidades e preciosidades refletem a cultura e o quotidiano específico de um povo a precisar de psicanálise. Mas, grosso modo, somos todos iguais.

Rosa (Maria Ribeiro) estudou para ser escritora e dramaturga mas ganha a vida a escrever textos pomposos para catálogos de banheiras e lavatórios enquanto o seu marido (Paulo Vilhena) passa a larga maioria dos dias em parte incerta a defender os direitos dos povos indígenas que sobrevivem num país desequilibrado e incoerente.
Mas no dia que a sua mãe (Clarisse Abujamra) lhe comunica que ela é fruto de uma relação esporádica, da qual guardou segredo toda a vida, o já frágil equilíbrio emocional e familiar de Rosa desmorona por completo.
E essa revelação será apenas o início.

Um dos grandes trunfos do enredo de Bodanzky e Luiz Bolognesi é a forma direta e voraz com que alguns grandes segredos nos são revelados. A frieza e simplicidade de alguns momentos são realmente reveladoras, e se num primeiro momento a história parece demasiado ficcionada, o filme se encarregará se justificar tanto a forma como o conteúdo de cada clímax.

Clarisse Abujamra e Maria Ribeiro conduzem o filme a bom porto. A cumplicidade entre as duas não será em nada diferente da de qualquer mãe e filha, facilitando largamente a identificação com os seus conflitos e redenções. Podemos não concordar com o rumo ou com as soluções encontradas mas emocionalmente o filme não podia ser mais revelador… e realista.

Não diria que saímos da sala de coração cheio… talvez, até, o contrário.
Mas há uma autenticidade inquestionável. Uma voracidade reveladora. Uma paixão avassaladora.

20, 30 anos depois, a preocupação de cada um de nós passa por perceber se realmente nos comportamos Como Nossos Pais.
Mesmo cientes da inevitabilidade.

 

Site
Trailer

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply