Home » Estreias » “O Cavalheiro Com Arma (The Old Man & The Gun)” de David Lowery

“O Cavalheiro Com Arma (The Old Man & The Gun)” de David Lowery

Pode parecer um contrassenso, mas o ano começa… com uma despedida!!

O lendário – estatuto mais do que merecido e uma última vez reconfirmado – Robert Redford garantiu que este será o seu último desempenho em frente das câmaras (pelo menos como protagonista) e este Forrest Tucker parece “escrito” à medida do ator californiano.

Porém Tucker não é meramente uma personagem saída da imaginação de David Lowery. O Cavalheiro, ou velhote se seguirmos à risca o (seu) título original, é uma figuraça altamente ambígua e cintilante que combina com perfeição com o estilo do veterano ator. E é real.

Tal como o próprio filme faz questão de destacar, nem tudo que é retrato corresponde exatamente à verdade… mas apenas porque não há quem o corrobore. Forrest Tucker era sem dúvida um hábil larápio especializado em pequenos roubos e fugas de prisão, faltaria apenas saber até que ponto.,,

Mas, em boa verdade, isso pouco importa. Redford e os restantes membros do elenco, Danny Glover, Tom Waits e Sissy Spacek, tratam de construir uma narrativa e um grupo de personagens pitoresco e apaixonante que prende o espetador e deixa-o apaixonar-se por essa atmosfera nostálgica e marota.

The Old Man & The Gun pode não ser um Clássico mas, sem dúvida, faz plena questão de o parecer. Para além do enredo, do cenário e dos seus protagonistas, Lowery e demais equipa têm o imenso cuidado de o rechear de pequenos detalhes (de fotografia, de realização, de maquilhagem, de montagem) que lhe confere uma áurea de filme de culto dos anos 70-80.

É tudo tão simples… mas deliciosamente em linha com a história e com o carisma do seu protagonista.

Com paciência, engenho, lábia e charme, Tucker (Redford) vai somando pequenos assaltos a instituições bancárias do interior norte-americano. O método não podia ser mais simples, amplo reconhecimento, fator surpresa e um sorriso nos lábios. Apesar da idade, o veterano assaltante mantém intactas as suas qualidade que serão postas à prova, como nunca, quando um jovem detetive (Casey Affleck) segue ferozmente no seu encalce e uma nova paixão o leva a repensar prioridades.

Se foi, realmente, a última oportunidade para ver o ator de The Way We Were, The Sting, Butch Cassidy and the Sundance Kid e tantos outros sucessos, no grande ecrã, foi, seguramente, a melhor maneira de o fazer.

Vai deixar muitas saudades… e é fácil (mesmo neste The Old Man & The Gun) perceber porquê!

    

Site
Trailer

About

Já vão 12 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Comments

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: