Passatempos

Home » News » Em julho de 2022, nos Cinemas portugueses…

Em julho de 2022, nos Cinemas portugueses…

Mais do que espetadores – que vão garantindo recordes às principais estreias – os filmes tardam em regressar às Salas de Cinema e ao contrário do que era normal em tempos pré-pandemia parece que voltamos aos meses de Verão com poucas, ainda que fantásticas, estreias de relevo.

O mês começa logo com o Deus… do Trovão! Aquele que por estes dias será a principal figura do MCU (e que vai para o 4º filme a solo) está de regresso ainda que à boleia (literalmente!) de alguns dos Guardiões da Galáxia. THOR: LOVE AND THUNDER promete trazer o Rei de Asgard em plena forma e um reencontro amoroso com Jane Foster. A diferença é que a Srª Portman tem, agora, a permissão para empulhar o martelo… e nem mesmo Chris Hemsworth parece preparado para a contenda. É, sem dúvida, um prazer voltar a vê-los juntos, para mais com Taika Waititi ao leme e Tessa Thompson igualmente de volta (como Valkyrie).

Também os super-heróis da DC Comics têm regresso confirmado para este mês de julho, ainda que numa versão mais domesticada. DC LEAGUE OF SUPER-PETS parte do princípio fofinho que os super-heróis, tipo o Super-Homem e o Batman, têm um amigo de 4 patas para lhes fazer companhia. Melhor ainda quando eventualmente lhes caberá a responsabilidade de salvar o Universo, quando os seus donos são raptados pelo temível Lex Luthor. Filmes de animação por excelência (no sentido total da palavra), dedicada aos mais pequenos mas, seguramente, com inúmeras piscadelas de olhos para os mais graúdos. Entretenimento de grande qualidade na certa, parece ser a receita perfeita para para as famílias encherem as salas de cinema neste início das férias escolares.

Num mês (cinematográfico) dedicado aos super-heróis há, seguramente, espaço para um bom filme de ação, ainda para mais com os irmãos Russo na cadeira de realizadores. Produzido pela Netflix, THE GRAY MAN chega 1º aos cinemas, com Chris Evans e Ryan Gosling num duelo poderoso pela “verdade”. Dois antigos colegas de profissão, entram em confronto quando um deles se torna alvo das autoridades depois de umas quantas missões algo desconfortáveis. O bom e velho jogo do gato e do rato, num eletrizante filme da espionagem, com um elenco que conta ainda com Ana de Armas, Wagner Moura e Billy Bob Thornton.

Não sei se chega a ser a trilogia cómica de maior sucesso vinda de terras francófonas, mas estará, pelo menos, bem perto de o ser. QU’EST-CE QU’ON A TOUS FAIT AU BON DIEU? promete fechar com chave de ouro a tresloucada história da família Verneuil, juntando agora a totalidade dos sogros das suas 4 filhas, numa rambóia indescritível. Se o clima e a pressão já era o que era com os genros e depois com os netos, imaginem somar mais 4 casais (do mais díspares possíveis) igualmente disfuncionais, incompatíveis e super divertidos. Tanto o realizador Philippe de Chauveron, como todo o elenco original estão de volta, para uma das estreias do ano!

Como se tornar numa estrela do cinema ligeiro (ou doce), numa era em que as comédias românticas parecem, bizarramente, condenadas ao esquecimento, eis o resumo da carreira de Sam Claflin. Depois do incrível sucesso de Me After You, o ator inglês tem saltado de projeto em projeto, sem nunca alcançar o sucesso expectável. Em BOOK OF LOVE, um aspirante a escritor sem, aparentemente, grande talento, alcança um sucesso inesperado no México. Convidado pela editora local para promover o seu mais recente livro numa viagem relâmpago ao país, ele irá descobrir que o sucesso resulta bem mais da apimentada tradução local, do que propriamente do seu talento como escritor. Divididos entre a autenticidade e o reconhecimento, Henry e Maria irão testar os limites da criatividade… e do Amor.

Buddy Cop movie portuguese style, é a máxima de 2 DUROS DE ROER. Fernando Rocha e João Seabra trazem a comédia para o cinema de ação nacional, com um policial non sense em que dois polícias tentam salvar a pele e a reputação… enquanto se divertem à brava! Vitor Santos realiza esta dupla de malucos que apesar da pouco experiência em cinema, parecem perigosamente bem à vontade neste registo que tantos sucessos traz ao Cinema. Ver para crer?

Michelle Monaghan, Jai Courtney e Jason Clarke protagonizam este vertiginoso filme de ação recheado de surpresas, reviravoltas e um sinistro e implacável vilão. BLACK SITE recupera o sempre suculento – especialmente em terras de Uncle Sam – tema dos terroristas misteriosos e até certo ponto sedutores que são tão bons a fazer de maus. No lado oposto da barricada temos uma senhora mais acostumada a papéis mais doces mas com raça e experiência – vide, a saga Mission: Impossible – para dar o corpo às balas com idêntica qualidade. Tudo num “cenário controlado” de uma prisão de alta segurança onde estão encarcerados alguns dos mais perigoso criminosos da atualidade.

Matt Hookings acompanha dois pesos pesados da representação, Russell Crowe e Ray Winstone, num filme de época bem mais rude do que o habitual mas igualmente espirituoso e inspirador. Baseado numa história verídica, o filme de Daniel Graham conta a epopeia de um jovem de origens humildes que apesar de uma infância difícil e algo violenta, acaba por desafiar o seu próprio destino ao tornar-se num dos maiores boxeadores do virar do século XIX. PRIZEFIGHTER: THE LIFE OF JEM BELCHER faz-nos viajar até aos primórdios do boxe, numa era em que este era considerado um desporto das elites reais… antes de ser revolucionário por um jovem irreverente.

Thor: Amor e Trovão, The Gray Man – O Agente OcultoZona de Perigo, O Pugilista e O Livro do Amor são distribuídos pela NOS Audiovisuais.
DC Liga dos Super-Pets é distribuído pela Cinemundo.
2 Duros de Roer é distribuído pela PRIS Audiovisuais.
Que Mal Fizemos Todos a Deus? é distribuído pela Outsider Films.

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply