“Diamante de Sangue (Blood Diamond)” de Edward Zwick
Depois de, em 2003, ter sido responsável por The Last Samurai, filme protagonizado por Tom Cruise e, o então desconhecido Ken Wanatabe, desta vez Edward Zwick coloca agora em rota de colisão Leonardo DiCaprio e Djimon Hounsou, ambos nomeados para os Oscars da Academia.
Porém, desta vez, a realidade retratada é bem mais recente e preocupante. O continente africano, as suas vastas riquezas e os perigosos jogos de interesse por detrás do seu subdesenvolvimento, são aqui explorados, tendo por referência o conflito armado que assolou a Serra Leoa em finais da década de 90.
Um jovem pescador (Hounsou) vê-se separado da sua família e forçado a trabalhar numa mina de diamantes pelas forças rebeldes que pretendem assumir o poder naquele país. Uma série de infortúnios levam-no a juntar “forças” com um contrabandista e ex-mercenário (DiCaprio) e uma jornalista (Jennifer Connelly) afim de recuperar uma pedra preciosa e a sua família.
Acção, emoção e consciencialização serão os principais ingredientes deste filme.
Para além de ser um bom entretenimento, a mensagem política que transporta, transformam-no numa das referências obrigatórias deste ano.