“Pleasantville” de Gary Ross
Poucos de vós terão sequer ouvido falar deste filme, quanto mais tê-lo de facto visto.
Aliás, devo ser das poucas pessoas que foi ao cinema vê-lo quando estreou entre nós em 1999, apesar de 3 merecidas nomeações que obteve nos Óscars desse ano (Direcção Artística, Guarda Roupa e Banda Sonora).
Quanto à história do filme, ela acompanha dois jovens irmãos dos anos noventa, Tobey Maguire e Reese Whiterspoon (muito antes de Homem-Aranha/Spider-Man e de Legalmente Loira/Legally Blonde) que se vêem “TVportados” para a sua série de televisão preferida, Pleasantville.
Na série, bem ao estilo dos anos 50, as pessoas são “perfeitas” e “felizes”, para além, é claro, de tudo ser a preto-e-branco.
Contudo, depois de se “ambientarem” à sua nova realidade, os irmãos começam, pouco a pouco, a alterar hábitos e mentalidades das pessoas à sua volta com visíveis consequências na cidade e imprevisíveis consequências na série de TV.
Não se trata certamente de uma obra-prima mas não deixa de ser um dos filmes que, até hoje, mais me marcou pela sua simplicidade, subtileza e beleza cinematográfica.
Uma verdadeira relíquia!
IMDB
Trailer: