Passatempos

Home » Directamente do Brasil » “O Céu de Suely” de Karim Aïnouz

“O Céu de Suely” de Karim Aïnouz


No céu de Suely o azul é cruel.

De regresso a casa, em Iguaçu, uma pequena localidade do interior do Ceará, Hermila sonha com um futuro que não existe e com um homem que não a quer.

O desalento apodera-se dela à medida que se apercebe da sua incapacidade para alterar esta realidade. De nada lhe vale o apoio da família nem o desejo de um outro homem disposto a amá-la.

Num acto de desespero e angústia decide rifar o corpo, vendendo-se como prémio numa lotaria por uma noite no paraíso.

O realismo deste filme é brutal, no retrato que faz da condição da mulher nesta sociedade do interior brasileiro. Os personagens masculinos são aqui privados de identidade, acontecem apenas como acessórios ao enredo, dando espaço para explorar toda a dimensão feminina. A pobreza material é agravada pelo descrédito no futuro, uma existência privada de sonhos e de esperança.

Quem assiste ao Céu de Suely não consegue ficar indiferente a este sentimento de incapacidade perante a vida, nada é possível, como uma fatalidade que não tem solução.

Todo o filme é apresentado através dos olhos dos personagens, numa escala bem humana e intimista, com planos muito próximos ao indivíduo. O filme quer ser tão real que usa os nomes próprios dos actores no enredo.

Destaca-se a representação de Hermila Guedes como Hermila no papel principal.

Site oficial
IMDB
Trailer

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply